Prefeitura realiza encerramento da Semana do Bebê

segunda-feira | 02/06/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, encerrou no sábado, dia 31 de maio, a Semana do Bebê, com uma série de atividades na Praça do Pólo de Lazer. O evento contou com a parceria da Secretaria de Cultura que abrilhantou a festa com as oficinas de pintura de rosto com as crianças, brincadeiras e peças teatrais. Na oportunidade o Bebê Real, a garota Dawni, moradora do bairro Mangabeira, primeiro bebê, que nasceu por parto normal durante a semana comemorativa, foi coroada como “Sua Majestade o Bebê”, recebendo a coroa, o cetro e o manto das mãos do prefeito Júnior e do Dr. Bruno Gonçalves, médico que fez o parto do bebê real.

A atividade teve início com uma série de brincadeiras promovidas pela Secretaria de Cultura, a apresentação da peça teatral, ‘O Rato’ e uma contação de história do livro “Brincadeiras da minha infância", de Fabiana Guimarães. A secretária de Educação abriu a solenidade parabenizando todas as secretarias que apoiaram as atividades, os coordenadores, diretores e professores das escolas municipais pela dedicação e todas as mães e pais pelo efetivo apoio às atividades.

Dr. Bruno Gonçalves observou que durante os dois últimos meses que a Prefeitura implantou o Centro de Parto Normal, as intervenções por cesariana que eram a maioria, perderam terreno e passaram a ser a segunda opção das mães de eusébio. “As pessoas têm a ideia errada de que só pode ser realizada a ligação de trompas em parto cesáreo. Mas isso é um erro, a mãe pode realizar o parto normal, que é mais saudável, vai para casa cuidar de seu filho e posteriormente pode realizar a intervenção, sem problema nenhum”, afirmou.

Segundo ele, as mães se sentem mais seguras agora com o Centro de Parto Normal, pois sabem que vão poder realizar todas as intervenções aqui mesmo no Eusébio, sem precisar serem transferidas para outra cidade. “Só acontecerá isso se a gravidez for de risco, mas até 2015, com a chegada da Rede Cegonha e a criação da UIT Neonatal, todos procedimentos serão feitos aqui mesmo na cidade”, frisou.

O prefeito Júnior, por sua vez, observou que muitas pessoas pensam que o parto humanizado é uma modalidade, um tipo de parto, mas na verdade representa uma série de ações que visam garantir um pré e um pós-parto bem feito. “Nosso objetivo é que o parto seja o mais adequado possível para a mãe, e na pós-gestação, tanto ela como a criança, tenham a garantia de saúde, além de todos os outros serviços públicos que a Prefeitura possa oferecer. A responsabilidade da nossa gestão é garantir todos os serviços necessários para garantir a saúde, a educação e as condições dignas de vida para as famílias de nossa cidade”, observou.

Após os pronunciamentos a pequena Dawni foi coroada e recebeu simbolicamente a chave da cidade. Em seguida foi cantado os parabéns para o menino Lucas, Bebê Real do ano passado que está completando um ano de vida.