Prefeitura realiza mutirão para cadastramento no Cartão do SUS

quarta-feira | 18/12/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando o cadastramento domiciliar e individual de toda a população do município no Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão participando desse esforço, 52 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 32 bolsistas. A medida visa ampliar os recursos destinados ao setor de Saúde, via Governo Federal. “Quanto mais cadastrados mais recursos teremos para ampliar melhorar os serviços de Saúde para nossa população,” diz o prefeito Acilon Gonçalves.

Ele pontua que a partir do próximo ano, os recursos do SUS destinados aos municípios serão calculados sobre o número de inscritos no SUS e não mais com relação ao total da população residente. “Por isso a importância de todos os cidadãos eusebienses realizarem seus cadastros”, disse o prefeito. As instruções para o cadastro gratuito podem ser encontradas no site https://cartaodosus.info/cadastro-sus/

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio afirma que o principal objetivo do Cartão Nacional de Saúde é registrar em um mesmo local todos os dados dos cidadãos brasileiros ao Sistema Único de Saúde (SUS), para assim facilitar o acesso dos pacientes as ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida. Ressalta que todos os cidadãos brasileiros e pessoas residentes no país tem direito e podem ter o Cartão Nacional de Saúde, ou cartão do SUS.

Através do SUS, e possível agendar consultas, exames, entre outros procedimentos médicos em todo o território nacional brasileiro, e o melhor: tudo isso de forma gratuita em qualquer unidade do SUS próxima a cada do cidadão. Para tirar o Cartão do SUS, é preciso o Documento de Identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte); Certidão de nascimento ou casamento; CPF; e Comprovante de residência.