Prefeitura realiza o projeto Eusébio Verde para ampliar a cobertura vegetal do município

sexta-feira | 24/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), em parceria com o projeto Aflorar, do SESC e com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), realiza o projeto Eusébio Verde que objetiva a doação de mudas para os cidadãos que desejam realizar o plantio em suas casas. O projeto também atende empresas localizadas no município que queiram ampliar suas áreas verdes.

Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, as pessoas interessadas devem se dirigir a recepção da AMMA e preencher uma ficha de cadastro, além de uma declaração do recebimento das mudas, se comprometendo a plantar e cuidar das mesmas. O cidadão deve também fotografar a muda plantada e enviar as fotos para a AMMA, para comprovação junto as entidades parceiras.

Segundo a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima, as mudas são doações compensatórias feitas por construtoras. “Quando uma árvore é derrubada, a empresa deve doar três mudas, que são destinadas ao nosso viveiro. Temos um bom estoque só esperando os interessados em tornar o Eusébio mais verde”, disse.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues as mudas são de plantas nativas fáceis de manejar. Ele observa que o projeto Eusébio Verde tem como objetivo ampliar a cobertura vegetal do município, que já é conhecido por suas inúmeras lagoas e áreas verdes. “Ampliamos esse projeto para moradores e empresas para que possamos consolidar nosso município como um dos que mais preserva o meio ambiente na Região Metropolitana e para isso contamos com o apoio da população para participar do sistema de coleta seletiva e não jogar lixo nas vias e no meio ambiente”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o projeto é de simples execução, mas de um significado grande para o futuro da cidade. Pontua que com a adesão da população, o Eusébio poderá se desenvolver sem prejudicar seu aspecto bucólico e o meio ambiente. “Precisamos ainda que a população auxilie o município mantendo as ruas limpas e só colocando o lixo no dia que o caminhão da coleta passar. Assim manteremos nossos córregos, rios e lagoas limpas”, destacou. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3260 3615