Prefeitura realiza Seminário Municipal de Educação Integral com sucesso

quinta-feira | 18/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação realizou de 15 a 17 deste mês, o Seminário Municipal de Educação Integrada de Eusébio, na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz, com o propósito de promover a formação continuada e integrada de Gestores, Coordenadores, Técnicos do município. Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, o evento foi um sucesso e contou com excelentes palestras para os diretores, coordenadores e técnicos, que concluíram suas participações com uma bagagem imensa, afirmando que era exatamente esse conhecimento que eles precisavam para melhor atuarem nas escolas.

A secretária afirmou que a equipe da Secretaria se envolveu totalmente na atividade, cada um realizando sua tarefa, com esmero e cumprindo rigorosamente o que foi planejado, “daí o sucesso desse encontro, que com certeza trará muitas melhorias para nossa educação”, comentou. Ela destacou também as presenças de profissionais de outros municípios, como os de Itaitinga, Horizonte e Aquiraz. “Além das excelentes palestras, tivemos os debates que enriqueceram ainda mais o momento, O feed back foi positivo”, revelou.

O prefeito Acilon Gonçalves, que fez a palestra de abertura do evento, falou sobre o Projeto de Desenvolvimento do Município. Ele disse que o tema é pedagógico, pois não se consegue transformar sem planejar. “Quando fomos escolhidos para administrar o município, tomamos alguns cuidados antes de assumir, como transformar as propostas em planejamento, discutindo com técnicos da melhor qualidade nossas ideias para apresentarmos para o município um projeto, que vislumbra o município para os próximos 20 anos”, frisou.

Ele disse que no início deu ênfase a criação de uma grande rede de ação social, que depois passou a ser de desenvolvimento social, “criamos o maior programa de distribuição de renda na época, o chamado ‘Amigos da Comunidade’, que ficou conhecido como Renda Mínima, mas demos outros suportes, como a suplementação alimentar, que depois foi acrescida do Aluguel Social”, revelou.

Na Saúde, segundo ele, foi elaborado um planejamento. “Hoje, todos os moradores utilizam os serviços, independente da classe econômica. Temos uma UPA para Eusébio e Aquiraz, mesmo que aquele município nunca tenha mandado um centavo para custear as despesas. Estamos realizando a última etapa da reforma do Hospital Municipal, onde será trabalhado o prédio administrativo e outros setores. Além disso, vamos concluir e ampliar os leitos. Isso tudo vai possibilitar que tenhamos a melhor maternidade do estado do Ceará”, asseverou.

Acilon falou ainda sobre o desenvolvimento urbano, infraestrutura e o desenvolvimento econômico. Destacou a vinda da CE-010 e da Fiocruz e com isso a realização de um novo plano diretor, modernizando o atual que já tem 12 anos. “Consciente que toda coisa boa precisa ser reavaliado, o Plano Diretor será reformulado, com a nova concepção da cidade. Temos a CE-010 que veio como presente com a chegada da Fiocruz, e o Polo Tecnológico que será desenvolvido nos próximos 20 anos. Esse desenvolvimento fez com que toda a população do Eusébio e das cidades vizinhas percebessem que aqui estava se desenvolvendo uma cidade com a melhor qualidade de vida do Estado do Ceará e com isso muita gente está vindo morar no Eusébio”.

“Temos cuidado para que o meio ambiente não seja atingido. A coleta seletiva, que hoje funciona, está caminhando a passos largos para abranger toda cidade. Já foi noticia nacional, teve alguns tropeços, mas foi reformulada”, pontuou.

Com relação à Educação, Acilon, observou trouxe de Apucarana no Paraná o modelo de Tempo Integral que depois teve que adaptar a realidade local. Quanto aos contêineres utilizados como salas de aula ele disse que apesar das criticas de alguns poucos, vai continuar com o equipamento para garantir escola para todos. “Vamos construir salas de alvenaria, mas não se consegue fazer escola da noite para o dia, e essa é uma saída para abrir, como ocorreu na escola do Parque Havaí, 230 vagas para alunos em apenas 15 dias. Não deixaremos nenhuma criança de 0 a 6 anos sem sala de aula”, revelou.

Ele citou, ainda, o Programa Estudante Padrão que concede 94 bolsas de R$200,00 para os melhores alunos das salas de 5º, 8º e 9º ano e os projetos Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC) que também concederão bolsas de valores diversos, para aqueles que tiveram dificuldade nas escolas. No final, ele disse que está convencido que a educação no município está no caminho certo, e que o Seminário veio para fazer a diferença. “Confio muito em tudo que vocês planejaram, confio na vontade de aprender de todos e na vontade de cada um de ensinar o que aprendeu. Com essa transmissão que vocês farão, tenho certeza que nosso município será outro a partir de amanhã”, finalizou.