Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar do Eusébio participam de capacitação na Fiocruz

quarta-feira | 09/12/2020

Atualmente, 67 pacientes são atendidos em casa no Eusébio pelo SAD, evitando internações na Rede Hospitalar do Município.  Foto: PME/Divulgação

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Eusébio, que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do município participaram de uma capacitação realizada pela Fiocruz Ceará, por meio da área de Cooperação Social com o Território. Atualmente, 67 pacientes são atendidos em casa no Eusébio pelo SAD, evitando internações na Rede Hospitalar do Município.

O treinamento foi uma solicitação da Secretaria de Saúde do Eusébio, com o objetivo de reestruturar e qualificar os processos de trabalho da equipe do SAD, por meio da Educação Interprofissional em Saúde (EIP). Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a formação contou também com momentos de autoavaliação articulando novas estratégias de fortalecimento dos profissionais que atuam no atendimento domiciliar.

A capacitação foi conduzida pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, Ângela Ostritz, que coordenou a implantação do 1º SAD, inter federativo, na Rede SUS, no Rio de Janeiro em 2006, e atualmente trabalha promovendo resoluções compartilhadas entre a Fiocruz Ceará e diversos setores públicos do município do Eusébio, em benefício da população local. Para a pesquisadora, o treinamento traz possibilidades para um novo modelo de gestão para aperfeiçoar as metodologias aplicadas e os indicadores, não só do SAD, mas de todo o município.

“O SAD é extremamente importante para uma gestão municipal. Além da questão assistencial, a humanização do serviço traz resultados muito positivos, tanto para o paciente que será bem tratado dentro do próprio lar, como para o município que reduzirá a permanência do paciente no hospital e consequentemente terá mais leitos disponíveis na rede hospitalar,” defende Ângela.

O SAD atende prioritariamente idosos acamados ou com limitação física, em sua maioria de baixa renda. O trabalho multidisciplinar, envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Esse foi o público alvo do treinamento, que neste primeiro momento, capacitou 10 profissionais da equipe do Eusébio.

Acompanhamento

Para a enfermeira Samyra Gonzaga Nato, está no Serviço desde sua criação no município, em 2014 e defende o trabalho realizado. “Nosso trabalho é acompanhar e cuidar desses idosos. Assim, eles precisarão de menos internação e sobrará mais leitos. Então, a gente cuida do paciente e cuida da gestão do município também”, ressalta a enfermeira.

A médica Victória Cavalcanti trabalha no SAD do Eusébio desde junho de 2019 e participou da primeira capacitação do Serviço. Para ela a capacitação foi importante porque beneficia diretamente o paciente.  “Esse treinamento trouxe novas perspectivas de como podemos trabalhar e modificar alguns aspectos para termos melhores resultados com os pacientes. Conhecer o trabalho realizado pela Ângela no Rio de Janeiro também nos trouxe outro tipo de experiência”, destaca a profissional.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o SAD é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e aos serviços de urgência, substituindo ou complementando à internação hospitalar.  “Tem por objetivo a redução da demanda por atendimento hospitalar e do período de permanência de usuários internados. Humaniza a atenção à saúde, ampliando a autonomia dos usuários; além de otimizar os recursos financeiros e estruturais. É um serviço que tem em sua base a solidariedade e a atenção da gestão para com os cidadãos. Nesse sentido o atendimento tem a participação e consentimento integral da família e conta com a participação de um cuidador, que acompanha o paciente no dia a dia, supervisionado pela equipe multidisciplinar do SAD de Eusébio, o que vem melhorando a qualidade de vida do paciente”, pontua.

Com informações da Fiocruz Ceará