Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Programa “Cardiologista no Bairro” atende três comunidades nesta semana

segunda-feira | 22/07/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, está realizando o programa “Cardiologista no Bairro”. A ação tem como objetivo levar o médico especialista mais perto da população, com atendimentos sendo realizados nos próprios postos de saúde. A ideia é facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento, que é realizado originalmente no Centro de Especialidades Médicas do Município (Policlínica) e proporcionar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular (do coração e circulação sanguínea).

Nesta segunda-feira (22), o atendimento acontecerá no Posto de Saúde do Autódromo. Na terça-feira (23), no Posto de Saúde do Tamatanduba; e na quarta-feira (24), no Posto do Guaribas. A programação dos locais dos atendimentos será anunciada semanalmente pelas páginas do Facebook e Instagram oficiais da Prefeitura de Eusébio. Segundo o secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho Martildes, os interessados devem procurar as enfermeiras de cada posto de saúde, que são responsáveis pelo cadastramento de hipertensos e marcação de exames e consultas.

Também semanalmente serão anunciadas as datas e locais da realização dos exames de eletrocardiograma (ECG), solicitadas pelo especialista após as consultas. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que todos os bairros serão atendidos pelo projeto, conforme o cronograma estabelecido, proporcionando assim que todos os cidadãos que necessitem tenham acesso às consultas e exames necessários para a manutenção da saúde.

Ele enfatiza a boa aceitação do projeto nas comunidades, “o cardiologista indo às comunidades tem a oportunidade de conhecer melhor os pacientes, seus costumes, alimentação, doenças congênitas, histórico familiar, e dessa forma ter condições de solicitar os testes físicos, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ecocardiogramas necessários para ter um diagnóstico mais preciso de possíveis disfunções. Assim pode atuar de forma preventiva e mostrar ao paciente sua situação de saúde e indicar a ele mudanças necessárias para a promoção do seu bem-estar”, pontua.