Programa Criança Feliz de Eusébio auxilia na buscativa de crianças com vacinação em atraso

quarta-feira | 15/07/2020

A campanha de incentivo a ampliação da cobertura vacinal continua no município de Eusébio. Essa ação vem sendo coordenada pelo Comitê Municipal de Incentivo à Vacinação, criado pela Prefeitura de Eusébio para ampliar a cobertura vacinal no município. O Comitê conta com representantes e várias secretarias e órgãos municipais, e vêm realizando um trabalho integrado. A Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), por exemplo, vem contribuindo com a campanha através do Programa Criança Feliz.

O programa trabalha com visitas domiciliares semanais a gestantes e crianças de 0 a 3 anos.beneficiários do Programa Bolsa Família e do BPC. Quando das visitas, as equipes têm auxiliado na buscativa de crianças que estejam com a caderneta de vacinação em atraso. Devido a pandemia, as técnicas que atuam no programa têm buscado manter o contato remoto com as famílias beneficiadas e realizando apenas visitas pontuais.

Numa dessas visitas pontuais, a visitadora e a supervisora do programa localizaram o caso da Sra. Silvana Oliveira, mãe de 04 crianças. Durante a visita elas solicitaram o cartão de vacinas das crianças e constataram o atraso em algumas dosesde vacinas. Prontamente, elas se dirigiram a Unidade de Saúde do Coaçu, bairro onde a família reside, e agendaram o dia e o horário para a equipe de vacinação do Posto pudesse se deslocar até a residência de Silvana e aplicar dosagens faltosas. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Freitas dos Santos, “trabalhando a intersetorialidade, que é um dos pilares do Programa Criança Feliz, conseguiremos garantir a vacinação das crianças em nossa cidade”, pontua.

O programa

O objetivo do Criança Feliz é orientar famílias em situação de vulnerabilidade a impulsionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais nas crianças através de ações simples. A iniciativa é capaz de prevenir atrasos físicos, intelectuais e emocionais nas crianças e, com isso, proporcionar um cenário mais igualitário no que tange às oportunidades que elas terão no futuro. O Programa é uma política pública instituídapor meio do Decreto nº 8.869/2018 com o intuito de efetivamente prover os direitos desse público.

Entre seus objetivos pode-se destacar:promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.