Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB poderá ser implantado em Eusébio e Aquiraz

sexta-feira | 03/09/2021
A reunião teve início com a apresentação das potencialidades econômicas dos dois municípios (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio e a Prefeitura de Aquiraz participaram de uma reunião com a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o objetivo de implantar nos municípios o Programa de Desenvolvimento Territorial. O município esteve representado pelo secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel e pelo presidente do Instituto de Previdência do Município (IPME), Diego Matos. Já a Prefeitura de Aquiraz foi representada secretário de Agricultura Humberto Cavalcante e pelo secretário de Finanças, Alex Brilhante. Pelo BNB estiveram presentes a gerente executiva da Superintendência Estadual , Jeania Rogério e a gerente da agência do BNB em Eusébio, Alliny Hipólito.

A reunião teve início com a apresentação das potencialidades econômicas dos dois municípios, que objetivam realizar uma parceria para que o programa do banco estatal possa ser desenvolvido nos seus territórios. O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

egundo a gerente executiva do Banco, Jeania Rogério, o programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região. “Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial”, pontuou.

la salientou que o programa tem como objetivos: fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas; incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas; potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento; promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas e melhorar as condições de vida da população regional. No Ceará, são 45 territórios de desenvolvimento econômicos, 6 mil agentes econômicos e 160 municípios envolvidos no programa, que investiu mais de R$ 165 milhões em 2020/2021.

Jeania esclareceu que o programa tem maior investimento no setor da agricultura, mas pode estender-se para outras áreas como turismo e compras governamentais. O secretário Alexandre Cialdini destacou que a ideia é trazer o Banco do Nordeste, que fomenta a economia da região, para mais próximo para o desenvolvimento de economia local e que possa atuar nos dois municípios de forma irmanada. “Quando pensei nessa parceria logo me veio o Banco do Nordeste como possível parceiro, que pode auxiliar nesse trabalho de inovação da economia. Os dois municípios, Eusébio e Aquiraz, são irmãos, tem politicas convergentes e não competitivas”, destacou. Uma próxima reunião foi marcada para 11 de outubro, quando as duas prefeituras vão apresentar seus projetos candidatos aos financiamento do projeto. Estes serão avaliados pela cúpula da instituição financeira.