Programa de Educação Fiscal nas Escolas é destaque no CETV da TV Verdes Mares

sábado | 20/08/2022
Reportagem abordou o projeto que objetiva proporcionar a cidadania fiscal (Foto: Reprodução TV Verdes Mares)

O Programa de Educação Fiscal nas Escolas, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin), foi destaque na edição dessa quinta-feira (18/08) no jornal CE TV da TV Verdes Mares. A repórter Aline Morais mostrou o funcionamento do projeto, que tem como objetivo proporcionar a cidadania fiscal, com a formação de cidadãos conscientes e críticos que possam contribuir com uma sociedade mais justa para todos.

Conforme a reportagem do CE TV, através do projeto os alunos das escolas públicas aprendem que uma arrecadação eficiente pode se transformar em políticas públicas que fazem a diferença no dia a dia. Participam do projeto 12 alunos do 3º ano do Curso Profissionalizante da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, que estão realizando um estágio na Sefin para compreender melhor o mecanismo de arrecadação e para onde ela é destinada.

Flavia Lima de Almeida, coordenadora do Programa de Educação Fiscal nas Escolas, afirma que é interessante que os alunos conheçam como funciona toda essa parte do fisco, da tributação, da arrecadação e da destinação dos gastos públicos, para que atuem também como multiplicadores desse conhecimento junto a sociedade. Já a aluna Brena Menezes de Abreu, entende que é importante saber como funciona a arrecadação, até mesmo para fortalecer seu conhecimento sobre a gestão pública.

O programa fez com que a aluna Letícia Silva mudasse seu o modo de pensar sobre os tributos. “o imposto não é só coisa ruim como agente costuma pensar, pois tem toda uma questão por trás, hoje entendo que é algo necessário para o crescimento do município”, disse. Por sua vez, o aluno Kailan Freitas de Queiroz disse que durante o programa veio entender o funcionamento de cada setor e os direitos e deveres do contribuintes, “esse projeto que participamos aqui é custeado com a arrecadação de tributos e as pessoas as vezes não param para pensar nisso, que contribuindo, pagando os tributos, elas estão contribuindo para o próprio bem estar na população, dos seus filhos inclusive”, pontuou.

O secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, argumenta que através do programa de Educação Fiscal é possível despertar nos alunos essa vontade de atuar em administração pública, de entender a relação entre tributo e cidadania e entender a relação do tributo com a função social, que ele tem. “Isso é um ganho para o município. Esse grupo de bolsistas são agentes multiplicadores nas suas comunidades, nas suas residências, na sua família,” pontuou.

O programa, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, está em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).  “Ao decidirmos levar esse programa para a Escola queremos que o aluno tenha conhecimento de como o estado funciona, como são pagos os impostos, para que serve o estado, de onde vem os recursos. Também queremos que se inteirem sobre a prerrogativa que todo cidadão tem de controlar, acompanhar e cobrar as propostas de governo”, salientou.