Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Programa de prevenção ao uso de drogas do Eusébio será tema de curso para profissionais e comunidades terapêuticas

quarta-feira | 09/10/2019

O Eusébio vai sediar de 16 a 18 deste mês o Curso “Conhecer para Tratar 2019”, voltado para profissionais da área de saúde, assistência social e os que trabalham com transtorno por uso de substâncias (TUS). A capacitação acontecerá de 8 as 17 horas, na sede da Fiocruz, na Precabura. A Prefeitura  está apoiando o evento, que abordará o exemplo do Eusébio no combate, prevenção, tratamento ao uso indevido de drogas e a reinserção do usuário na sociedade.

O Prefeito Acilon Gonçalves vai participar da abertura do evento, que contará com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior. Aproveitando os 10 anos de criação da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas do Eusébio, o prefeito anfitrionará o secretário nacional e representantes das comunidades terapêuticas de todo Estado em uma visita aos equipamentos e projetos que o município utiliza no trabalho de resgate dos usuários de drogas, principalmente a Escola de Promoção da Vida.

O Eusébio também terá um lugar de destaque na capacitação com a palestra da Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Vieira Said Bravo, que falará sobre a ‘Rede de Cuidados e as novas Possibilidades Terapêuticas no município de Eusébio’.  “Nessa palestra farei uma abordagem histórica do trabalho realizado no Eusébio e as alternativas que utilizamos para resgatar e reinserir usuários na sociedade. Nosso método tem um índice de recaída abaixo da média nacional e é fundamentado no acompanhamento, companheirismo e relação de confiança”, disse Micheline.

O secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, estará entre os palestrantes e falará sobre a Política Pública sobre Drogas e a Rede de Atenção sobre Drogas. Outros palestrantes são: Célio Luiz Barbosa, Presidente da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas (FENNOCT), que abordará a Importância da Função Junto à Federação; Maurício Landre, especialista em dependência química da Unifesp, que falará sobre o Transtorno por uso de substâncias (TUS) e a comunidade terapêutica; Francelino Carvalho, coordenador de comunicação da FENNOCT, que abordará a importância das mídias sociais para a imagem da instituição.

O evento contará também com Diana Pacifico, coordenadora da comissão intersetorial de saúde mental do CES-PI, que falará sobre os “Procedimentos do Acolhimento”; Jessica Aline, mestre em administração de empresa, que falará sobre a “Formação da gestão administrativa financeira para as comunidades terapêuticas, na esfera, federal, estadual e municipal”; Bispo Júlio Cesar Gadelha, Secretário Executivo da Federação Cearense de Comunidades Terapêuticas (FECEFT) que falará sobre a Importância da Espiritualidade na Comunidade Terapêutica e Roberto M de Medeiros, que trará o mesmo tema. O curso tem como articulador o Raildro Brandão, diretor de cursos da Federação das Comunidades Terapêuticas, juntamente com a Casa Belém de Sobral. A realização é da casa Belém (Sobral), Lar de Ester, FENNOCT, FECECT, Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, com apoio da Prefeitura de Eusébio. Mais informações: (085) 9 8868-2062.