Programa Renda Mínima chega aos 15 anos atendendo mais de 980 famílias neste ano

quinta-feira | 06/02/2020

A Prefeitura Municipal de Eusébio comemora, neste mês de janeiro, os 15 anos de criação do projeto “Renda Mínima”, o maior programa de distribuição de renda do Ceará. Iniciado 11 de janeiro de 2005, o benefício foi concedido inicialmente para 105 famílias, hoje são mais de 983 beneficiárias. O prefeito Acilon Gonçalves, criador do projeto, tem visitado os prédios públicos e conversado com os participantes do programa, conhecidos como “Amigos da Comunidade”. “Tenho feito questão de ir, pessoalmente, olhar no olho e agradecer por tudo que eles têm feito por nós. Vale salientar que as pessoas inseridas no Renda Mínima têm uma série de contribuições, dentre elas a prestação de serviços em algum equipamento público. Eles têm contribuído muito para o sucesso dessa administração”, frisa o gestor.

Conforme Acilon, a Prefeitura de Eusébio, em novembro do ano passado, ampliou o benefício de R$ 600 para R$ 900,00, por mês. Afirma que o beneficiário para ter acesso ao programa já deve fazer parte do Bolsa Família, pois o programa municipal complementa a renda já recebida, até o valor máximo que é de R$900,00, por mês. “Temos obtido sucesso com o Renda Mínima devido os critérios por nós adotados que são cumpridos fielmente pelas famílias que recebem o benefício”, frisa o prefeito.

Outros critérios são: residir há mais de cinco anos no município; ter filhos ou dependentes matriculados regularmente na rede pública de ensino com frequência superior a 80%; destinar de 40% dos recursos com a compra de alimentos no comércio local e o cumprimento de 100 horas de trabalho em repartições públicas municipais. Todos estes critérios são comprovados regularmente junto a coordenadoria para manutenção do benefício.

A secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz Cariello, destaca que os beneficiários do programa também podem participar das inúmeras capacitações e cursos oferecidos pela pasta e com isso entrar no mercado de trabalho e abrir vaga para outra família carente receber o benefício. “As famílias que conseguem melhorar de vida cedem o lugar para outras famílias que se encontram em situação de pobreza. Esse é o verdadeiro sentido do programa, ser provisório e auxiliar para que seja possível ultrapassar situações de risco social”, enfatiza.