Programa Renda Mínima referente ao mês de setembro será pago dia 02 de outubro

quinta-feira | 28/09/2023

Os beneficiários do Programa Renda Mínima do município de Eusébio recebem o pagamento referente ao mês de setembro no próximo dia 2 de outubro. O principal intuito do programa é o de proporcionar às famílias em situação de risco social uma complementação de renda. Para fazer parte do programa, a família já deve fazer parte do Bolsa Família (programa federal). Diferentemente dos demais programas de distribuição de renda, o projeto eusebiense, que é mantido com recursos próprios da Prefeitura, exige contrapartidas do usuário e tem um acompanhamento constante de cada família beneficiada, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Quanto as contrapartidas, uma já é exigida pelo programa federal, que é a manutenção dos filhos na escola, inclusive com a apresentação mensal da frequência na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. A Prefeitura do Eusébio, por sua vez, incluiu outros critérios que devem ser seguidos pelas famílias que integram o programa, são eles: investir 40% dos recursos recebidos na compra de alimentos, que devem ser adquiridos no comércio do próprio município; o cumprimento de 100 horas de serviço para o município por mês, que deve ser exercido pelo provedor da família e ser residente em Eusébio.

Outro diferencial é que, após o provedor conseguir uma colocação no mercado de trabalho, a família cede o lugar para outra beneficiária que aguarda na fila, havendo assim um rodízio de beneficiários e impedindo também uma perpetuação da concessão do benefício municipal. Neste ano de 2023, a Prefeitura comemora 18 anos do “Renda Mínima”, o maior programa de distribuição de renda do Ceará. Iniciado em 2005, o benefício foi concedido inicialmente para 105 famílias. De lá para cá, mais de 10 mil famílias foram beneficiadas com o recurso. Segundo o Prefeito Acilon Gonçalves, o Renda Mínima está sendo fortalecido na atual administração por seu papel preponderante de retirar famílias de situação de risco social.