Programação do Outubro Rosa é realizada em todos os territórios de Saúde de Eusébio

terça-feira | 22/10/2019

As Unidades Básicas de Saúde (UBASF) da Prefeitura de Eusébio, iniciam nesta terça-feira (22), atividades voltadas para a campanha Outubro Rosa, que visam alertar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Neste mês também serão reiniciados os exames de mamografia através do caminhão “Amigos do Peito”, que estará de volta nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro ao município. Serão realizados mais 240 exames, ou seja, 80 por dia.  Essa ação é realizada pela Assessoria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Saúde.

No Território do Timbú, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), juntamente com as unidades de saúde, programou atividades em todas as localidades da região. Nesta terça-feira (22) a programação foi iniciada na Unidade Básica de Saúde do Olho D’água, com ações de prevenção, palestras, lanche e exames de prevenção.

Nesta quarta-feira (23), as atividades acontecerão nas Unidades do Timbú e do Novo Portugal. Já na quinta-feira (24), na Unidade Básica do Cararu/Precabura, a manhã será iniciada com forró pé-de-serra, com o grupo “Forró 100 Preconceito”, seguido do depoimento de pacientes, solicitações de mamografia, palestras e sorteio de brindes. Serão realizadas, ainda, atividades no CRAS Mangabeira e no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Coaçu.

No dia 25 de outubro acontecerão atividades na Unidade Básica de Saúde do Coaçu e no Polo Mangabeira. No dia 29, no período da tarde, a atividades serão realizadas no Posto da Mangabeira; e no dia 31, no Posto de Saúde do Encantada.

No território da Lagoinha/Sede, as atividades começam nesta quinta-feira (24), na Escola Izídio José Campina, e será voltada para as mulheres da Escola. A partir das 11 horas acontecerá uma roda de conversa facilitada pela equipe de referência e pelo NASF. Nesse mesmo dia, a UBASF Parque Havaí realiza, a partir das 9 horas, o ‘Dia de Conscientização para a Prevenção do Câncer de Mama’.

Na Unidade Básica do Urucunema, também na quinta-feira (24), terá solicitação de mamografia, prevenção ginecológica, lanche e sala de espera. Na mesma data, na UBASF das Guaribas será realizada prevenção ginecológica, seguida de café da manhã com as mulheres presentes.

A programação será concluída no território na sexta-feira (25), na UBASF do Autódromo, quando acontecerá uma ação com o tema “Se Toca Garota” a partir das 8 horas. A programação prevê apresentação de uma bandinha para animação dos presentes, palestras, solicitações de mamografia, café da manhã e sorteio de brindes

No Território Jabuti/Pedras, a programação começou nesta terça-feira (22), na Escola Mário Sales, bairro Jabuti Km 19, a partir das 8 horas, com uma roda de conversa facilitada pela equipe de referência da Unidade Básica de Saúde do Jabuti Km 19 e do NASF, voltada para as mulheres da Escola, tendo como dinâmica o tema: “mitos e verdades sobre alimentação e o câncer”.

Já foi realizado no dia 17 passado o Dia D da prevenção do câncer de mama e prevenção ginecológica na Unidade Básica de Saúde do Jabuti Km 20. A Programação contou com palestra, 43 prevenções, além da solicitação de mamografias para as pacientes na faixa etária definida e para as que apresentavam fator de risco. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a programação diversificada e realizada de forma descentralizada visa atingir o maior numero de mulheres para que se conscientizem que o melhor remédio é a prevenção. “Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a chance de cura. Por isso, peço a todas mulheres que participem das atividades e realizem os exames de prevenção,” aconselhou.