Projeart inaugura primeira fase de sua expansão para ser a maior do País

quinta-feira | 27/10/2022
A Projeart é uma das maiores empresas de fabricação de estruturas metálicas do país (Foto: Levy Oliveira/PME)

A primeira fase da expansão da Fábrica Projeart foi inaugurada, nesta quinta-feira (27/10), no Distrito Industrial III no Jabuti km19. O momento foi acompanhado por vários líderes empresariais, colaboradores e o secretário de Desenvolvimento Social de Eusébio, Eilson Gurgel, no ato representando o prefeito Acilon Gonçalves. Eilson destacou que a ampliação da empresa poderá torná-la a maior do País em fabricação de estruturas metálicas. “A Projeart já é uma das maiores empresas do país com centenas de projetos realizados, gerando emprego e renda para nossa cidade”, destacou

Líder do segmento de estruturas metálicas, atuando nas maiores obras do Norte, Nordeste e mais recentemente no Sudeste, com centenas de clientes espalhados por todo o Brasil, a Projeart, fundada em 1993, possui um parque industrial de 95 mil m² e fabril de 28mil m² e agora está ampliado seu parque em mais 50 mil m², divididos em três novas unidades. Essa ampliação vai gerar mais de 600 empregos diretos e indiretos e sua capacidade de produção mensal passará para 1.500 toneladas de perfis laminados, chapas de aços, dobradeiras, bancos de corte e mesas de arco submerso, entre outros produtos.

As obras executadas pela Projeart vão desde o projeto e fabricação, até a montagem de obras de médio e grande porte em galpões, em condomínios logísticos, prédios industriais, comerciais de múltiplos pavimentos estruturas metálicas para pontes, passarelas, transportadoras, atacados, atacarejos. varejistas, obras públicas e indústria em geral.

A primeira fase da obra da nova fábrica do Projeart entregue nesta quinta, conta com um galpão de 15 mil m² de área coberta e nele serão realizadas pinturas das estruturas metálicas por meio robotizada de tintas. Essa tecnologia, a primeira do Brasil com configuração para aplicação em série de dupla demão, aumentará a produtividade e trará mais qualidade de acabamento e uniformidade da pintura do produto. Grande parte do insumo, isto é, a tinta, será reaproveitável no processo. Quando finalizada, a unidade contará com 50 mil m² e triplicará a capacidade produtiva para a execução de obras de pequeno, médio e grande portes. Nessa obra da terceira fábrica da empresa estão sendo gerados cerca de 350 empregos, sendo 200 diretos.

Eusébio

Segundo um dos controladores da empresa, o empresário Jeferson Von Haydin, o foco maior da Projeart e atuar no desenvolvimento de pessoas. “Quando começamos tínhamos 120 colaboradores e hoje estamos perto de mil. A Projeart atua também para o desenvolvimento do Eusébio criando emprego e renda para o município. Todos empregos e peças criadas se transformam em impostos. Estamos caminhando céleres para sermos, com certeza, a maior do Brasil no segmento”, disse.

Com relação ao Eusébio, Jéferson ressalta que está há 19 anos no município e vê a evolução que tem ocorrido. “É só vermos como era o Eusébio, uma cidade mais parecida com uma grande fazenda e o que ela é hoje, com grandes shoppings, empresas e condomínios. A administração é espetacular, é fantástica. Mudou tudo no Eusébio para melhor”, disse.

Outro controlador da empresa, André Ribeiro, afirmou que a Projeart completará 30 anos no ano que vem. “Temos muito orgulho da quantidade de obras que fizemos no Norte e Nordeste, feitos por vocês aqui e por isso que temos força para fazer essa ampliação. Temos hoje mais de 35 projetos em execução, e isso fazemos com responsabilidade. Quero saudar o fundador Raimundo Maia, na pessoa do seu filho Rafael, ao qual mantemos seu lema “Se é pra fazer faça bem feito”. Saudar o time que nos recebeu aqui de braços abertos que que fazem parte em grande monta desse nosso sucesso.

“Hoje vocês estão vendo aqui o que tem de mais moderno no mundo em estrutura metálica, meus sócios Jeferson e Auricélio (Parente) acreditam muito em tecnologia, no que há de melhor. É possível trazer para o Nordeste o know-how de ponta, não temos que ficar atrás de nenhuma empresa. Não é pretensão quando dizemos que vocês estão na maior fábrica de estruturas metálicas do mundo. O Nordeste brasileiro é vanguarda e aqui estamos fazendo vanguarda com tecnologia, com desenvolvimento, com processo, com responsabilidade social e ambiental. Essa máquina que realiza a pintura das estruturas, tem reuso da tinta, tem alto nível de economia de energia. Os nossos profissionais trabalham com maior segurança, vamos replicar esse modelo nas demais unidades que vão ser construídas, queremos dar à nossa sociedade o respeito que ela merece e aos nossos clientes a confiança que eles merecem, por isso que investimos tanto em tecnologia”, concluiu.

Da esquerda para a direita André Ribeiro, Jeferson Von Haydin, o secretário Eilson Gurgel e Auricélio Parente durante a inauguração (Foto: Levy Oliveira/PME)