Projeto Alimentação Saudável nas Ondas do Rádio realiza culminâncias

quinta-feira | 21/12/2017

A Prefeitura da Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou a culminância do projeto “Alimentação Saudável nas Ondas do Rádio” nos meses de novembro a dezembro. Cada Rádio Escola finalizou suas atividades com os alunos, apresentando os projetos realizados durante o ano. Segundo a coordenadora do projeto Rádio Escola, professora Lucia Baltazar, os alunos usaram da criatividade nas apresentações, com utilização de fantoches, paródias, músicas, redações, desenho e entrega de vários brindes. “Para finalizar o projeto em 2017, cada escola elaborou um relatório para formar um portfólio das atividades realizadas nesse período”, frisou.

O projeto foi realizado em 18 Escolas que contam com Rádios Escolas instaladas. Segundo a professora Lúcia Baltazar, as escolas receberam um roteiro de ações para serem executadas durante o ano em sala de aula, com consultoria de nutricionistas, professores de Educação Física e de Ciências. Na culminância, segundo Lúcia Baltazar, cada rádio apresentou o trabalho realizado.

A secretária de Educação Goretti Martins observa que o projeto foi idealizado pelo Departamento de Alimentação Escolar do município, por iniciativa das nutricionistas Cristiane Farias, Relva Peixoto Rolim e Michelle Costa, com o apoio da coordenadora do projeto rádios escolares Professora Lucia Baltazar.

Segundo Goretti, o projeto Rádio Escolar tem finalidade de desenvolver a comunicação escrita e falada, aprimorando a leitura e a comunicação oral, aplicando técnicas apropriadas para o desenvolvimento destas habilidades, pois, atualmente, exigem-se pessoas capazes de expressar, pela palavra, seu conhecimento, de maneira correta e segura, defendendo seu ponto de vista.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que a utilização do rádio como ferramenta no processo de ensino, está fundamentada no fato, de que o rádio é um instrumento que mobiliza o processo de percepção sonora e imaginativa dos alunos. Nessa perspectiva, tem-se a importância do rádio como auxiliar no processo de ensino aprendizagem, sendo uma alternativa simples para a introdução de novas tecnologias no espaço escolar.

“O projeto tem alcançado seus objetivos ao possibilitar o desenvolvimento pessoal dos participantes, quando sua desenvoltura na leitura, na escrita e no desenvolvimento geral de aprendizagem. Isso é o mais importante,” comentou o gestor.