Projeto Bandas Escolares de Eusébio receberá novos equipamentos

quarta-feira | 25/07/2018

O Projeto Bandas Escolares do Município de Eusébio vai passar por um processo de modernização. O programa existe desde o ano de 2005 quando da primeira gestão do prefeito Acilon Gonçalves e hoje conta com 18 núcleos escolares. Neste ano, o prefeito já autorizou o processo licitatório para a manutenção e renovação dos equipamentos musicais.

Segundo o coordenador do Departamento de Música da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Eusébio, José Honório, com os novos equipamentos, o Eusébio será um dos poucos municípios do País a ter equipamentos de ponta, se igualando a projetos musicais de países de primeiro mundo voltados para a educação musical de crianças e adolescentes, através da percussão.

“Importante salientar que as crianças e adolescentes que um dia foram alunos desse projeto, ingressam na Banda Marcial, que tem sede no NAEC. Posteriormente, esse mesmo aluno retorna para as escolas na função de regentes (Instrutores) das bandas escolares e para isso recebem uma remuneração”, pontua.

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, destaca que o Projeto Bandas Escolares é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social do município, tendo uma grande importância para a formação de profissionais neste seguimento, e por isso mesmo é um modelo e referencia dentro e fora do estado do Ceará.

A secretária de Educação, Goretti Frota, por sua vez, frisa que o ingresso do aluno em uma banda escolar se dá através de um teste de aptidão, realizado pelo regente (instrutor) da unidade escolar. “O aluno é avaliado, quanto ao sincronismo, coordenação motora e ritmo. Assim como também é importante que os alunos que almejam uma vaga na banda tenham um bom e exemplar histórico escolar ou que seja indicado pela direção ou coordenação da escola”, detalha.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que o projeto Bandas e Fanfarras do Eusébio atua no resgate social, sendo um incentivador da permanência do aluno no ambiente escolar. “O projeto tem possibilitado que muitas crianças e

jovens ocupem seu tempo com uma atividade prazerosa e de capacitação, evitando os perigos das ruas. Através do aprendizado, ele pode se profissionalizar e ter uma carreira de sucesso”, argumenta.

O Programa Bandas Escolares tem células nas seguintes escolas:

Nº Escola

01 EDUARDO ALVES RAMOS