Projeto de Hidroponia Social recebe visita de prefeito sergipano

segunda-feira | 17/03/2014

O projeto de Hidroponia Social, da Prefeitura Municipal de Eusébio, ultrapassou as fronteiras do Estado e está atraindo a atenção de outros municípios brasileiros. Na quinta-feira, 13 de março, o município recebeu a visita do prefeito do município sergipano de Siriri, famoso por suas indústrias de cerâmica, o prefeito Gervásio Celestino de Moura.

Segundo o coordenador do projeto, Gleison Feitosa, o prefeito de Siriri, que veio exclusivamente para o Ceará para conhecer o projeto de Hidroponia Social de Eusébio, já vinha mantendo contato com ele há mais de seis meses. “A intenção do prefeito é levar o projeto para sua cidade e apresentá-lo ao governador de Sergipe, pois segundo ele afirmou lá não existe nenhum programa parecido com o nosso”, observou Feitosa.

Gleison destaca que atualmente o projeto de Hidroponia Social da Prefeitura de Eusébio está abastecendo todas as escolas municipais com verduras e legumes. A produção mensal chega a atingir 80 kg de pimentão, 35 de tomate, 20 de quiabo, 10 de berinjela, seis quilos de jerimum, e 1.200 pés de alface. “Estamos utilizando duas técnicas em nossa horta, a hidroponia e a ecohorta, que é feita com casca de coco”, observa.

Neste ano, o programa de Hidroponia Social está enveredando para a área pedagógica. Para tanto a prefeitura adquiriu 8 mil livros para serem distribuídos com os alunos municipais. Atualmente, os alunos do tempo integral da Escola Neusa de Freitas Sá têm semanalmente 50 minutos de aula de campo, e com o material didático passarão a ter aulas teóricas sobre a hidroponia. “Vamos capacitar os professores para que os alunos recebam em sala de aula esse conhecimento sobre o nosso projeto”, destacou Gleison.

O Prefeito Júnior observa que o projeto de Hidroponia Social é pioneiro no Brasil e visa produção de alimentos saudáveis para os próprios alunos, como também dar oportunidade para que eles sejam capacitados em uma área de grande alcance social e mercadológico. Segundo o gestor eusebiense, o objetivo é ampliar o projeto para que alcance todos os alunos da rede municipal de ensino.