Projeto leva Copa do Mundo para as Escolas de Eusébio

sexta-feira | 23/05/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realiza de 26 de maio a 9 de julho, a culminância do projeto Copa do Mundo nas Escolas que terá a participação de 16 unidades da rede municipal de ensino. O objetivo é que os alunos conheçam mais de perto a cultura e os costumes dos países que participarão da Copa do Mundo, deste ano, que acontece em nosso país.

Na primeira fase do projeto, foram organizados espaços coletivos nas escolas, quando os alunos puderam identificar, interpretar e analisar criticamente as partes constitutivas da Copa do Mundo para confrontar e ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.

Na culminância, cada série do Ensino fundamental II vai apresentar uma dança ou peça teatral de no máximo 10 (dez) minutos da seleção participante da Copa de 2014. Antes da apresentação, a turma escolherá um aluno, para relatar o que foi trabalhado dentro de sala de aula. Também será realizada uma exposição dos trabalhos feitos em sala de aula, tais como: maquetes, bandeiras, murais, cartazes, etc.

Segundo a secretária de Educação Ivonilde Santos, o objetivo é despertar os alunos para novas culturas, através de pesquisas em grupo. “É uma experiência enriquecedora. Os nossos alunos estão se dedicando para apresentarem os melhores trabalhos”, afirma a secretária.

Os eventos terão início na segunda-feira, dia 26, com as atividades da Escola Neusa de Freitas Sá, a partir das 14 horas. Na Quarta-feira, dia 28, o evento acontece na Escola Santa Clara, nos dois expedientes. Já na quinta-feira, dia 29, pela manhã a mobilização será na Escola Eduardo Alves e à tarde na Escola João de Freitas.

As atividades continuarão no dia 02 de junho na Escola João de Freitas, pela manhã, e na Escola Evandro Aires, à tarde. No dia 3, pela manhã, na Escola Raul Tavares II e a tarde na Mário Sales. A programação continua no dia 4 com a apresentação na Escola Elisbão Pio, à tarde e no dia 5, nas escolas Paulo Sá (manhã) e Francisco Tavares (tarde). No dia 6, nas escolas Guaribas e Lagoinha (no período da manhã) e na Izídio José Campina à tarde. Já no dia 9, o encerramento das atividades acontecerão pela manhã na Escola São Miguel e à tarde na do Cararu.

Segundo o prefeito Júnior, o projeto é de alta relevância, pois possibilita que os alunos conheçam, respeitem e valorizem a cultura de cada País envolvido no evento; conheçam a importância da história de nosso País em Copas do Mundo e compreendam a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo.