Projeto Luta e Cidadania é lançado

terça-feira | 26/11/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), realizou no ultimo sábado, dia 23 de novembro, o lançamento do projeto “Luta e Cidadania” no Ginásio Poliesportivo da Escola Josefa Sá, no Urucunema. O evento contou com a presença do prefeito Júnior, dos secretários Lauro Leite (Segurança Pública), Goretti Frota (Esportes), Ivonilde Santos (Educação) e Léo Abreu (Cultura).

Durante o evento os alunos fizeram apresentações ao público presente, iniciando pelo Kung Fu, através do instrutor o GM Renan. Em seguida o GM Marciano orientou seus alunos a apresentarem o kata (sequencias de movimentos, técnicas de ataque e defesa da arte marcial) no tatame improvisado na quadra do ginásio. A apresentação seguinte foi do grupo praticante do Jiu Jitsu, através do instrutor o GM Erick Queiroz.

O Prefeito Júnior destacou que o projeto além de levar a cidadania, a disciplina e orientações para a vida das crianças e jovens, tem como objetivo humanizar a Guarda Municipal e aproximá-la da comunidade. “Mostrando que a Guarda não atua apenas na repressão e no combate a criminalidade, mas contribui no fortalecimento da cidadania e

da formação dos nossos jovens”, observou o prefeito.

Após o lançamento do projeto, aconteceu no mesmo local a II Terreirada de Capoeira, com a presença de mestres de diversos estados brasileiros e de outros países (Estados Unidos, Angola, México, Holanda, entre outros). Os alunos de capoeira do projeto ‘Luta e Cidadania’, receberam, na oportunidade, a primeira graduação (batizado). O projeto 'Luta e Cidadania' surgiu por iniciativa de membros da Guarda Municipal de Eusébio, que integram o projeto Ronda Escolar. O projeto hoje conta com turmas em cinco escolas reunindo 300 alunos fixos e 100 flutuantes.