Projeto Rádio Escola realiza curso de capacitação no início de março

sexta-feira | 21/02/2020

O projeto Rádio Escola, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realiza, no próximo dia 6 de março, uma capacitação dos alunos participantes e do professor que monitora o projeto em cada escola. Ao todo, o projeto é realizado em 25 escolas. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lúcia Baltazar, as atividades da rádio são realizadas no contraturno. “Depois de uma reunião inicial para escolha da pauta ou do tema do programa a ser desenvolvido, os estudantes fazem pesquisas e colhem material para a elaboração do roteiro. Em seguida, eles apresentam o programa, que pode ter informações e entrevistas”, diz.

A secretária de Educação, Goretti Frota destaca que os programas da rádio escolar abrangem temas educativos, culturais, políticos, da cidade e outros relevantes. A participação dos alunos é voluntária. A secretária destaca que a passagem pelo projeto tem contribuído para a formação dos alunos, principalmente na melhora do comportamento, participação, desinibição, interesse e companheirismo.

“Nenhum aluno que participou do projeto seguiu a carreira de radialista, mais muitos deles hoje, tem um papel de destaque nas áreas onde atuam, pois o projeto trabalha a questão da oralidade e da busca de informação, que são dois pontos importantes para o desenvolvimento da pessoa”, frisou a secretária.

O principal objetivo do projeto, afirma Goretti, deve ser a melhora da relação entre os sujeitos que atuam na escola e desta com a comunidade – promovendo a troca, a união, a comunicação. Goretti entende que a Rádio deve promover a participação crítica e igualitária dos alunos, permitindo que todos possam se expressar, discutir e refletir sobre seus problemas, suas ideias e inquietações, mediando diálogos, e interagindo com a comunidade de uma forma geral.