Projeto Rádio Escola trabalha ritmos musicais na disciplina da história

segunda-feira | 23/10/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da coordenação do Tempo Integral, da Secretaria de Educação do município, realizou nessa quinta-feira (19) na Escola Neusa de Freitas Sá, a culminância do projeto “Rádio Escola e o Tempo Integral”. O projeto tem o objetivo de trabalhar a disciplina de história, visando uma ação pedagógica dentro do projeto das rádios escolas. A ação foi iniciativa da coordenadora do Tempo Integral Losane Dantas, em parceria, com a coordenadora das rádios escolas professora Lúcia Baltazar. A escola Neusa de Freitas Sá foi escolhida como escola Piloto para execução do projeto.

De acordo com a proposta, os programas de rádio de cada unidade escolar são pautados em cima das décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e 2000, traçando o paralelo entre a música e o tempo histórico de cada década. A cada programa de rádio, uma década é contemplada. Conforme cada época um ritmo é abordado. Por exemplo, na década de 50 o ritmo abordado é a Bossa Nova, na década de 60 o Tropicalismo, 70  o soul music; 80 o rock nacional, 90 o sertanejo country, e nos anos 2000 o Funk.

Na Escola Neusa, a professora Nailza, juntamente com as professoras Karina e Gleice, esteve à frente da programação, com o apoio do grupo gestor e monitores do tempo integral. Cada sala de aula realizou o trabalho com os alunos e os melhores trabalhos foram apresentados na culminância do projeto. Segundo a professora Nailza foram trabalhados os gêneros musicais, tipos de danças das décadas de 50 a 2000. O evento contou com a apresentação dos locutores Andrey e Áysha.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Projeto Rádio Escola auxilia no protagonismo juvenil e no desenvolvimento dos alunos. Ele observa que  essa ferramenta estabelece um canal de comunicação com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe. “Além disso, ele auxilia os professores na promoção da interdisciplinaridade e possibilita que os pais participem das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta”, revela.