Projeto ‘Tudo Pela Vida’ realiza ações de solidariedade

terça-feira | 28/10/2014

A Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, da rede municipal de ensino de Eusébio, realiza nesta quarta-feira (29) a abertura do programa “Tudo pela Vida 2014”, que é uma mobilização que está em sua sétima edição, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Secretaria de Educação.

A ação tem o objetivo de mobilizar a comunidade para a captação de doações de sangue, visando suprir a escassez do estoque sanguíneo dos bancos de sangue do Hemoce, além de outras ações de solidariedade. O evento será aberto às 9 horas, no ginásio coberto da Escola e contará com a participação dos alunos que foram divididos em quatro “partidos”. Eles disputam uma espécie de gincana onde o ganhador será aquele que conseguir, em dois dias realizar mais ações de cidadania e solidariedade.

Esse projeto já foi iniciado em sala de aula, onde os alunos receberam orientações sobre os serviços que serão oferecidos, como por exemplo, a campanha em conjunto com o Hemoce para a coleta de doações de sangue. Serão montadas quatro barracas (uma representando cada partido) onde a população poderá doar sangue, que será destinado ao banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Segundo a diretora da Escola, Celiane Alencar, a meta é conseguir 150 bolsas durante o dia 30 (quinta-feira), quando será feita a coleta, das 14 às 20 horas, “Se conseguirmos será maravilhoso, pois nem o próprio Hemoce consegue isso em um dia”, afirma a diretora, observando que no ano passado foram 80 bolsas. Os alunos também estão arrecadando alimentos para que sejam doados às famílias carentes do município.

Fora essas ações de solidariedade, as equipes terão que realizar algumas tarefas como a “Dança dos Famosos”, “Soletrando” e uma tarefa surpresa. Devido ao programa “Tudo Pela Vida”, a Escola Neusa foi reconhecida pelo UNICEF com o “Selo Solidário”, dedicado às entidades e órgãos que realizam ações em prol do bem estar da população.

O Prefeito Júnior destaca o trabalho realizado pela Escola Neusa de Freitas Sá, como um exemplo de ações que visam à formação cidadã dos alunos, fazendo com que eles vivenciem no período escolar, atividades de prestação de serviços e de solidariedade, despertando neles o sentimento de cidadania plena.