Projeto Vem Ler Comigo realiza bate-papo com Fabiana Guimarães

terça-feira | 07/11/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está realizando neste mês de novembro uma série de ‘rodas de conversas’ nas escolas da rede municipal em torno do projeto “Vem Ler Comigo”. Nesta segunda-feira, o movimento ocorreu na Escola Evandro Ayres de Moura com os alunos do 6º ano. A atividade consiste na realização de um bate papo entre os alunos e o autor do livro que está sendo estudado, no caso, a publicação; “O Menino da Blusa Azul”, da escritora eusebiense Fabiana Guimarães.

Segundo uma das coordenadoras do projeto Vem Ler Comigo, Liane Frota, (a outra é a professora Andréa Freitas), os alunos que estão estudando o livro, tiraram dúvidas sobre o texto em uma interação muito importante com a autora. Na quarta-feira a programação acontecerá na Escola Neusa de Freitas Sá, pela manhã, e na Francisco Tavares de Abreu, no período da tarde. Até o final deste mês outras três escolas, a serem definidas, também participarão da atividade. Liane afirma que o livro destinado a alunos do 6º ano fala sobre a adoção. em um texto bem leve e didático possibilitando uma boa leitura.

Além de o “Menino da Blusa Azul”, outros dois livros de Fabiana também são usados no projeto: “Cem livros de Jonas” e “Um fio de História”. Para este ano o projeto não se limitou a apenas uma editora, mas a diversas para que obras e temas pudessem ser explorados, dando mais mobilidade, “agente consegue abraçar um número maior de gêneros”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, os resultados do projeto têm sido verificados em sala de aula, com a maior participação dos alunos e na melhoria na qualidade da leitura dos mesmos. Ela afirma que o maior ganho tem sido no Fundamental II, onde geralmente os alunos, por terem professores hora/aula, terminam por não serem incentivados ao ato de leitura, diferentemente dos do Ensino Fundamental I, que contam com uma professora polivalente em sala de aula, que acompanha o aluno todo o período.

Outra sistemática é ouvir dos próprios alunos o tipo de leitura que mais os atrai, isso está possibilitando um ganho no interesse dos mesmos. O prefeito Acilon Gonçalves observa que o projeto “Vem Ler Comigo”, está trazendo muitos benefícios aos alunos e a qualidade da educação no

município, prova disso é a melhoria acentuada da performance dos mesmos em avaliações estaduais e nacionais, como o Spaece e a Provinha Brasil. Atualmente o projeto atende a cerca de 10 mil alunos matriculados do Fundamental 1 e 2.

De acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, a proposta tem conseguido êxito na melhoria no aprendizado da língua portuguesa, da interpretação do texto e no desenvolvimento escolar dos participantes. “O projeto proporciona aos alunos a ampliação do vocabulário, do aprendizado da língua, da interpretação, e que servirá, com certeza, como uma preparação contínua para enfrentar desafios futuros na escola e na vida”.