Projetos Cinema Adaptado e Praia Acessível vão representar o Ceará no Congresso Nacional das Secretarias Municipais em Porto Alegre

quinta-feira | 18/04/2024
Fotos: SMS/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, participou do XXI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), no complexo Beach Park, em Aquiraz. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Eusébio apresentou 19 relatos importantes de Boas Práticas em Saúde do Eusébio na Mostra Ceará Aqui Tem SUS. Destes dezenove, cinco foram selecionados para apresentação. Os cincos relatos foram:

• Gestão da assistência materno infantil;
  • Projeto Agente de Saúde Adolescente – ASA: Promoção à Saúde na Atenção Primária em Eusébio;
  • Ouvidoria do SUS e o direito à saúde em Eusébio-CE;
  • Do analógico ao digital – tecnologia de baixo custo otimizando as ações de vigilância sanitária;
  • Praia Acessível e Cinema Adaptado – Uma perspectiva multisetorial.

Nesta quarta-feira (17), durante a solenidade de encerramento do Congresso, o Projeto “Cinema Adaptado e Praia Acessível” foi um dos 12 trabalhos aprovados na Mostra Ceará Aqui Tem SUS – que representarão o Ceará no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 30 de junho à 03 de julho de 2024 em Porto Alegre (RS).

Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio, parabenizou a equipe e acredita que o projeto escolhido só mostra o reconhecimento dos profissionais envolvidos no projeto. “A nossa equipe está de parabéns por essa conquista. Dos 19 trabalhos que nós apresentamos com temas variados, cinco forma selecionados para serem apresentados na Mostra Ceará Aqui Tem SUS, dentro do Congresso. E, após as apresentações, apenas doze deveriam representar o Ceará em Porto Alegre. Então, ficamos muito felizes que o Projeto Cinema Adaptado e Praia Acessível foi selecionado entre as 12. As participações, entre outras coisas, estimulam a nossa equipe a escrever as boas práticas, anima e motiva a equipe e traz o reconhecimento e destaque das boas práticas aplicadas na rotina do nosso trabalho. Foi que esforço coletivo e todo os trabalhos que foram apresentamos tem também sua importância”, destacou.

Segundo Karina Lopes, psicóloga da UEPA, esse projeto trabalha com a inclusão como extensão dos atendimentos terapêuticos. “São trabalhos realizados há dois anos no município, e esse prêmio vem fechar com chave de ouro, tudo que as famílias e pacientes vêm conquistando. Os efeitos que verificamos são as melhorias das habilidades emocionais, interação social, habilidades motoras. As crianças com pouca mobiliade utilizam uso da cadeira no Praia Acessível, usam a poltrona no cinema, tem outro tipo de alimentação, além da ampliação da rede de apoio”, disse.