Prontuário eletrônico começa a funcionar no Posto de Saúde do Jabuti

quinta-feira | 29/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta quarta-feira (28), ao funcionamento do Sistema de Prontuário Eletrônico no Posto de Saúde Manoel Pedro da Silva, no bairro Jabuti Km 19. Os funcionários passaram por um treinamento, com o técnico da empresa Freire Informática LTDA, de Salvador (BA), Thiago de Araújo Cruz, e já deram início ao cadastramento dos pacientes do bairro com o sistema informatizado.

O novo posto, inaugurado no dia 1º de agosto, é o primeiro a receber o sistema integrado, que será estendido para toda a rede municipal de Saúde. Segundo Thiago, o sistema funciona com base de dados integrados. “Temos um servidor principal que será interligado, via internet, com todas as unidades de saúde que poderão se comunicar on line,” destaca o técnico.

Além do prontuário eletrônico, o sistema permite ainda regulação e marcação de consultas e o sistema de urgência e emergência (Hospital e Unidade de Pronto Atendimento). Thiago permanece na unidade de Saúde até a próxima sexta-feira orientando os funcionários do Posto sobre o cadastro dos pacientes que será feito pelo sistema biométrico.

Segundo ele, em qualquer posto ou unidade de saúde do município que o paciente for atendido, os profissionais de saúde terão acesso ao seu histórico médico. A atendente do Posto do Jabuti Km 19 está recebendo a capacitação sobre o cadastro dos pacientes e o encaminhamento para a enfermeira que fará a classificação de risco (se o atendimento pode ser feito no posto ou encaminhado para um médico especializado). Já a enfermeira terá acesso ao prontuário eletrônico e a marcação e regulação de consultas e o médico e a dentista somente ao prontuário médico.

As próximas unidades que deverão receber o sistema serão o Hospital Municipal Amadeu Sá, o Centro de Especialidades Médicas Berenice Gonçalves e o Posto de Saúde do Jabuti Km 20. Segundo o Prefeito Júnior todos os postos do município serão reformados para receber o sistema integrado e a previsão é que até o fim deste ano e início de 2014, toda a rede esteja em pleno funcionamento.