Psicóloga esclarece sobre sintomas de ansiedade no atual período de isolamento social

sexta-feira | 26/06/2020

A psicóloga do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria de Educação do Município, da Prefeitura de Eusébio, RayanneBastos, traz esclarecimentos sobre alguns sintomas de ansiedade que podem aparecer no atual período de isolamento social. Segundo ela, existe um grande diferencial entre a ansiedade ocasionada por algum fator externo, da ansiedade patológica, que necessita de tratamento médico.

O atendimento psicológico realizado pelo DAE nas escolas, atualmente está acontecendo remotamente tanto para os alunos, como profissionais de Educação, na forma individual e em grupos, com suporte psicológico. Ela disse que foi exatamente nesses atendimentos online que o tema ansiedade se apresentou, através de queixas de alunos e profissionais sobre o tema.

“De maneira geral a ansiedade pode ser um sentimento vago e desagradável, ocasionado pormedo ou apreensão, caracterizado por uma tensão e desconforto ligado a alguma antecipação de medo ou insegurança, ou mesmo relacionado a algo desconhecido”, afirmou. Segundo ela, essasensação pode estar ligada a alguns desses sintomas, que são: inquietação, irritabilidade, insônia, tremedeira, coração palpitando, pensamento acelerado, fadiga, entre outras.

Rayanne ressalta que a ansiedade dita patológica tem como diferencial, que pelo menos três desses sintomas se apresentem, simultaneamente e de forma constante, por um período de seis meses ou mais. “Os casos que tem aparecido para mim, por exemplo, ocorre quando alunos têm que que apresentar algum trabalho na escola. Em geral eles sentem nervosismo. No dia anterior não conseguem dormir, não tem vontade de comer e quando vão apresentar o trabalho, aparecem palpitações, sentem tremedeira, mão suando, mas nesse caso é normal, porque existe uma justificativa para esses sintomas. Já a ansiedade patológica é quando não existe nenhuma razão para o aparecimento dos sintomas,” compara.

A psicóloga diz que antes de buscar o diagnóstico, as pessoas precisam ver se o que sentem tem algum motivo ou não, “pois durante a atual rotina de isolamento, onde existe a insegurança e o medo, é normal sentir algumas daquelas sensações,” revela. Assevera que o aluno e o profissional da Educação de Eusébio podem contar como apoio do DAE no suporte psicológico. Os contatos podem ser feitos pelo site https://daeamor.wixsite.com/daeamor/blog, pelo email: deamor_@hotmail.com, ou pelo plantão psicológico da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) pelo linkque está no perfil do instagram@coordenadoriacmvpv:bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV