Referência em educação: Eusébio recebe visita de técnicos do Banco Mundial

terça-feira | 11/02/2020

Por ser referência de modelo educacional, o Eusébio recebeu a visita de técnicos do Banco Mundial na manhã desta terça-feira (11). A reunião foi realizada na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Guaribas, através da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, e contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, da secretária de educação Goretti Frota, da diretora Magaly, de professores e coordenadores, que explicaram como funciona o modelo educacional de Eusébio.

O município é modelo de bons indicadores na aprendizagem dos alunos e a escola das Guaribas já recebeu o Prêmio Escola Nota 10 nas avaliações do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), além de ser destaque no PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e MAIS PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa).

Mauricélia Damasceno, da CREDE 1 (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), afirma que o Eusébio se destaca na educação no Ceará e no Brasil e por isso foi escolhido para receber a reunião com técnicos do mundo inteiro, interessados em conhecer casos exitosos na dinâmica de aprendizagem para então pensarem em políticas públicas para outros estados também.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que, em 2009, foi implantado no município o sistema de tempo integral, sendo um dos primeiros do Ceará. “O tempo integral é uma das ações mais importantes para o sucesso da nossa dinâmica educacional. Prezamos pelas metas da alfabetização na idade certa e tratamos a educação do município além dos padrões de exigências estaduais. Fazemos nossos alunos gostarem de estar na escola”, afirma.

O gestor também ressalta a importância do investimento na educação infantil até o sexto ano de vida, pois é essencial para o desenvolvimento do aluno até a vida adulta.

Já a secretária Goretti Frota afirma que, além de recursos estaduais e federais e ICMS, são essenciais os recursos municipais investidos para o êxito na educação do Eusébio. Ela dá destaque à educação integral de qualidade, à importância da participação da família para o sucesso escolar do aluno e o planejamento escolar feito pelos professores.