Representantes de empresa chinesa visitam Polo Tecnológico de Saúde

segunda-feira | 20/11/2017

O Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Eusébio recebeu nesta segunda-feira (20) a visita de representantes da multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company) que participaram de uma reunião técnica com o secretário especial de Assuntos Internacionais do Estado, Antônio Balhmann, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel e o representante da Fiocruz Ceará, Luís Eduardo.

Conforme o secretário Antonio Balhmann, no dia 6 de dezembro, o Governador Camilo Santana estará assinando junto ao Banco Chinês CDB (China Development Bank) um memorando de entendimento para financiar a instalação da Meheco no Ceará. “Essa presença dos executivos no Ceará representa um salto que o Estado nunca tinha dado para atrair uma empresa multinacional das mais importantes do mundo”, revela Balhmann.

Segundo ele, a empresa produz um leque de produtos de alta tecnologia na área de medicina, raio-x, ressonância magnética, ultrassonografia e vários tipos medicamentos. “Além disso, tem a vantagem de vir com um financiamento do governo chinês. O salto que a empresa dará no polo tecnológico será algo fantástico, com certeza só o investimento que ela trará será superior ao que já foi investido nas outras áreas”, revelou.

Além de conhecer a sede da Fiocruz, os executivos chineses Zom Xiho Bing (vice-gerente Geral), Du Yu (representante da América Latina) e Jiao Jianan (gerente de projetos), tiraram dúvidas sobre vantagens dadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Eusébio para que a empresa seja instalada no município, tanto na redução, como na isenção de impostos. Outra preocupação foi com relação a existência da mão de obra.

O secretário Balhmann informou que o Ceará em termos de Educação é considerado um dos melhores do país. “Das 100 melhores escolas públicas do país, 77 estão no Ceará. Além disso, o Ceará é o estado que mais aprova candidatos na prova do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), um dos mais difíceis do país”, ressaltou o secretário.

Quanto aos incentivos fiscais ele observou que o Estado dá desconto de 99% do ICMS, além de redução do IPI. “As melhores condições, em termos de impostos, são dadas pelo Ceará. No sul do país, por exemplo, o imposto é cheio”, frisou. Ele também disse que em termos de logística, um navio vindo da China pelo Canal do Panamá, chega mais rápido ao Brasil pelo Ceará, segundo ele, cerca de 10 horas a menos se seguisse para São Paulo ou Rio de Janeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, destacou que o Eusébio está preparado para receber uma unidade da Meheco, que poderá ser instalada na área do Polo Tecnológico de Saúde. Ele observou que o município é destaque atualmente nos aspectos econômicos e sociais. “Além de ter a maior renda per capita do Estado, agora ultrapassou Fortaleza no Índice de Desenvolvimento Municipal. Sua estabilidade na gestão pública, infraestrutura e serviços básicos dão garantias de um retorno certo nos investimentos feitos no município”, ressaltou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Meheco é uma das maiores empresas do mundo na fabricação de medicamentos e equipamentos na área da saúde. E sua vinda para o Eusébio dará um ganho substancial ao Polo Tecnológico como atrativo para outras empresas afins.

A Meheco é uma companhia que tem como controlador a China General Technology Group, estatal do país asiático. Além da fabricação de aparelhos, a empresa dedica-se ao investimento em produtos farmacêuticos.