Representantes do Governo Japonês visitam equipamentos de saúde de Eusébio

sexta-feira | 27/10/2023
Fotos: SMS/PME

A parceria da Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Saúde com a Fiocruz Ceará na pesquisa de Vigilância Genômica atraiu a atenção do governo japonês através da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão. Os representantes do Governo do Japão estiveram nesta quinta-feira (26) visitando os equipamentos de saúde de Eusébio juntamente com equipe da Fiocruz Ceará.

Os pesquisadores da FIOCRUZ, Prof. Fábio Miyajima, Alice Di Sabatino Guimarães e parte da equipe estiveram em Eusébio com o Dr. Shigeyuki ITAMURA, Conselheiro chefe da JICA, o Sr. Kenichiro Tominaga, Coordenador de Projeto da JICA e a Sra. Mariko Arai Batista, tradutora/intérprete visitaram os três equipamentos de saúde do município: a UPA 24h Eusébio, a UBS Lagoinha e o Centro Especializado de Reabilitação (CER).

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio destaca o objetivo da visita dos japonese ao município. “Os japoneses quiseram conhecer como o município de Eusébio tem colaborado com as pesquisas realizadas na Fiocruz Ceará. E as Unidades de Saúde, com destaque para a UPA Eusébio tem enviado material residual de testes rápidos para COVID-19 para análise laboratorial genômica na FIOCRUZ e isso tem permitido identificar outros vírus respiratórios que estão em circulação”, disse.

Os representantes do governo do Japão, os coordenadores da Upa e o secretário Josete Malheiros estiveram reunidos na sala de reunião da UPA Eusébio onde discutiram os seguintes assuntos:

• As ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno do câncer de colo de útero – apontando novas possibilidades de inclusão da Vacina HPV em mulheres adultas com alterações dos exames de Citopatologia, a possibilidade de adotar a auto coleta de material para exame do Papanicolau, além da necessária interlocução com a rede de oncologia para o tratamento em tempo oportuno;
  • A abordagem sobre Leishmaniose, doença endêmica no Ceará, com necessidade de aprimorar pesquisas e guiar ações em relação ao manejo ambiental, sorologia e cuidado animal, diagnóstico e tratamento em tempo adequado para humanos e a reorganização dos serviços de atenção às doenças infectocontagiosas;
  • A incorporação de soluções e/ou ferramentas em saúde digital, tidas como essenciais ao aprimoramento das ações e serviços de saúde.