Retrospectiva 2022: Desenvolvimento Econômico desenvolve ações estratégicas em 2022

segunda-feira | 26/12/2022
Grandes empreendimentos têm sido atraídos com intermediação da Assessoria de Desenvolvimento Econômico (Foto: Levy Oliveira)

O Eusébio é o município do Ceará que mais cresce na área econômica, após a capital Fortaleza. Para cuidar desse setor, a Prefeitura de Eusébio conta com a Assessoria Especial de Desenvolvimento Econômico, que tem status de secretaria, que tem como missão realizar ações estratégicas de desenvolvimento econômico, coordenar a indução e o fomento e implementar ações visando a atração de novos negócios. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, a Assessoria atua para fortalecer o sistema produtivo formal e informal, gerenciando os incentivos fiscais e a infraestruturas para implantação de negócios locais, além de incentivar o empreendedorismo e a atração de investimentos

Eilson Gurgel observa que o trabalho de desenvolvimento econômico conta com as parcerias com a Secretaria de Finanças e Planejamento, a Procuradoria Geral do Município e o Gabinete do Prefeito, para tornar o ambiente econômico e fiscal do município seguro para os investidores. Destaca que o resultado desse trabalho em conjunto, pode ser verificado pelos números que o município apresenta, como por exemplo, na criação de empregos diretos com carteira assinada. Em 2022, o Eusébio ficou em segundo lugar no Estado do Ceará, no número total de empregos criados, até o mês de setembro, segundo balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho.

Gurgel destaca que o grande volume de investimentos que o Eusébio vem recebendo nas áreas de serviços, construção civil e comércio também são fatores que têm alavancado o mercado de trabalho do município, considerado hoje um verdadeiro motor da economia do Estado, junto com a Capital.

Para que esse grande número de empregos fosse criado, a Assessoria de Desenvolvimento Econômico atuou junto a classe empresarial para que mais empresas investissem no município. Neste ano e 2022, por exemplo, a Projeart, líder na fabricação de estruturas metálicas na região, inaugurou a primeira etapa da expansão de sua fábrica no bairro Jabuti. A empresa ganhou um novo espaço de 15 mil metros quadrados, gerando 350 novos empregos, sendo 200 diretos e 150 temporários. Até 2023, a empresa deverá concluir a ampliação totalizando 50 mil metros quadrados. O investimento chega a R$ 70 milhões.

Outro empreendimento que teve suas obras agilizadas neste ano foi o Terrazo Shopping, empreendimento que está com 70% de suas obras prontas e quando concluído terá 190 pontos comerciais gerando 800 empregos diretos. O empreendimento comercial de grande porte reforça o novo corredor comercial do município que está surgindo no entorno da CE-010 e do Anel Viário. O projeto conta com investimento de R$ 250 milhões e terá 30.550 metros quadrados de área construída. Além dos 800 empregos diretos, o novo shopping poderá gerar mais 600 empregos indiretos, totalizando 2.400.

A região das confluências entre a CE-040 e a CE-010 tem tido um grande “boom” de novos negócios, lá já está instalado o Shopping Buena Vista, e existe um projeto para construção de Torres Comerciais e residenciais no seu entorno. Outros centros comerciais também se instalaram no município como o Shopping Mall Cidade Eusébio e outros dois que estão em construção, além de postos de gasolina, restaurantes, lanchonetes, supermercados, entre outros, sem falar no aquecido mercado da construção civil.  “Estamos trabalhando para fortalecer o corredor comercial da CE-040, que já conta com quatro shoppings e um mall e receberá mais dois outros. Esse corredor comercial será inovador e vai criar milhares de empregos. As pessoas vão poder escolher o tipo de shopping que quer frequentar. Será bom para o Eusébio, para seus moradores e visitantes”, detalhou.

O secretário destaca ainda a implantação do Distrito de Inovação Saúde, que tem como âncora a Fiocruz, o Laboratório de Diagnostico de Covid, que funciona a todo vapor e o Instituto Pasteur que implantará uma célula naquela área. “O Distrito de Inovação será o motor da economia não só do Eusébio, mas do Ceará. Outro setor que segundo Eilson não foi esquecido foi o da Educação, com a atração de instituições educacionais de grande porte como a Faculdade Christus, o Colégio Farias Brito, o 7 de Setembro, Santa Cecília e Antares.

“Não podemos esquecer do polo gastronômico com a oferta de diversos restaurantes e os novos pontos comerciais que chegaram ao Centro, juntamente com o Azur Condomínio Lago, que mudou as feições do entorno da rotatória da cidade. Para 2023 teremos a instalação de um complexo no entorno da Lagoa do Polo de Lazer, com um polo gastronômico com 20 bandeiras e ampla área de lazer e convivência, o que vai fortalecer o turismo em nossa cidade. Tudo isso estamos fazendo para que a cidade tenha independência e os eusebienses possam trabalhar, estudar, empreender, ter atendimento de saúde e lazer, sem precisar sair da cidade,” pontua.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio vem se preparando para atender a demanda que surgirá com a chegada de novos empreendimentos e novos moradores. “A cidade está crescendo rapidamente e a Prefeitura vem buscando realizar diversos projetos de melhoria da infraestrutura, da iluminação pública e do abastecimento de água e esgoto. “Queremos o Eusébio pronto para receber os novos moradores, mantendo a excelência no oferecimento dos serviços públicos de nosso município. Para 2023 temos grandes expectativas, pois mesmo diante da pandemia e da crise econômica, tivemos recorde na geração de emprego e renda e mantivemos o crescimento econômico. Vamos continuar com esse foco para que o Eusébio continue sendo o melhor lugar para se viver no Ceará”, arrematou.