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Retrospectiva 2022: Educação fortalece ações para resgatar ensino aprendizagem pós-pandemia

sexta-feira | 30/12/2022

O Prefeito Acilon Gonçalves, que foi o primeiro prefeito do Ceará a implantar as horas de planejamento no magistério e o Tempo Integral na escola, enfrentou a pandemia utilizando as ferramentas modernas, reduzindo as perdas educacionais e assumiu o compromisso de recuperar o ensino perdido no menor tempo possível. Entendendo que a Educação é um meio de inclusão, desenvolvimento e ascensão social, tem dado total atenção à Educação, sendo uma das mais importantes políticas públicas desenvolvidas.

“Em nossas escolas, os alunos recebem toda a atenção necessária para terem um desenvolvimento satisfatório em seu aprendizado. Nossos professores são valorizados e recebem capacitação contínua, nossos técnicos também são preparados para que nossa Educação seja realmente referência no Estado”, argumenta o prefeito.

O secretário de Educação, Júlio César e sua equipe técnica, contabilizam em 2022 diversos avanços na área de Educação, como o resgate das perdas da aprendizagem, ocasionadas no período da pandemia, a capacitação dos professores e a construção das novas estruturas físicas para melhor atender a comunidade escolar. O município conta com 38 Escolas, com 13.605 alunos matriculados. Atualmente, o Tempo Integral conta com 6.996 alunos, perfazendo 51,42% do total da rede de ensino. Quanto à estrutura das escolas, são 323 salas de aulas existentes. Neste ano foram construídas 29 novas salas de aula e 68 estão em construção.

Entre as ações realizadas pela SME em 2022 foram entregues 12.902 fardamentos escolares e 12.902 kits escolares. A capacitação continuada marcou o ano com a formação de 220 professores através da Escola de Formação de Pais e Mestres, perfazendo 2.640h anuais. Foram emitidos 1.204 certificados de formação para os professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação Inclusiva, contemplando Profissionais de Apoio e Profissionais do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Os programas desenvolvidos foram o Programa Criança Feliz; Programa 1º infância nas escolas que atendem a educação infantil; Implementação dos Parâmetros da Qualidade e equidade da Educação Infantil e implementação do Sistema de Monitoramento da Avaliação da Educação Infantil. Outras ações desenvolvidas foram: o Plano de Ação do Município para garantir a qualidade e equidade da Educação Infantil; o Programa Educação em Valores Humanos na educação infantil em parceria com o Instituto Myra Eliane e a execução da Política de Alfabetização Preventiva destinada aos alunos do 1º e 2º ano.

A Secretaria executou a Política de Alfabetização Corretiva visando a consolidação da alfabetização dos alunos do 3º, 4º e 5º anos que ainda não estavam alfabetizados; a execução da Política de Proficiência visando a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências dos alunos alfabetizados do 3º ao 9º ano; a elaboração da Proposta Pedagógica, Rotina semanal, Plano de Curso e Metas para cada ano; a elaboração de material didático destinado aos alunos do 2º, 5º e 9º e EJA e a formulação e implementação do Plano de Curso da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais.

Nas ações para a redução da evasão escolar foi realizada a Caravana do Departamento de Educação Física com Badminton, Ritmos, Futevôlei, Manbol, Karatê e Slackiline. O Departamento realizou ainda o V Simpósio de Educação Física Escolar de Eusébio; os VII Jogos Escolares Anos Finais; a V Copinha Anos Iniciais; o Desfile Cívico em parceria com a Secretaria de Cultura; o Dia do Desafio; o Dia da alimentação saudável; o Projeto Aluno você faz falta com: Beach tênis, Vela, Academia; V Homenagem ao Profissional de Educação Física.

Neste ano aconteceu a primeira eleição digital dos Grêmios Estudantis, onde 15 escolas dos anos finais do ensino fundamental participaram da ação, no total, foram 4.518 alunos (eleitores) escolhendo os seus representantes, por meio de cédula eletrônica. Foi desenvolvido o sistema de Matrículas Online para o ano de 2023 e realizado o Exame Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) e o Projeto Raízes Culturais Nordestinas na EJA.

Desenvolvimento dos programas

COMVIDA realizou atividades através de temas em cada mês, entre elas a prevenção e combate a COVID – 19; prevenção contra o mosquito Aedes aegypti; alimentação saudável; falta de água para o consumo humano causado pelo uso irracional e pela contaminação, entre outros. O PETECA também teve atividades com temas mensais e realizou o X Painel PETECA. Obteve o 1º lugar na temática desenho, do Estado do Ceará, possibilitando a participação do município na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola 2022. Realizou ainda Campanha pelo Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Os Grêmios Estudantis desenvolveram ações também em cima de temáticas e realizaram a eleição dos novos colegiados diretivos. A RÁDIO ESCOLA levou a cabo programas com temas variados, entre eles, a prevenção à gravidez na Adolescência; prevenção da Covid-19 nas escolas; combate ao mosquito Aedes Aegypti. Já o PSE trabalhou também com temas diferentes a cada mês.

Na área nutricional aconteceu a elaboração de cardápios para as escolas; identificação de escolares com necessidades nutricionais específicas e elaboração de cardápios especiais; capacitação para os manipuladores de alimentos; visitas técnicas semanais as cozinhas e refeitórios das escolas; elaboração e implementação de manual de boas práticas e pops para as cozinhas escolares.

Outras ações

  • Participação na campanha Maio Laranja, Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com atividades nas Escolas e Intersetoriais;
  • Semana 12 de junho: Ações voltadas ao combate do trabalho infantil;
  • Semana Cada Vida Importa, visando a prevenção contra homicídios e violências de jovens;
  • Setembro Amarelo: de cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes;
  • Semana da Consciência Negra;
  • Semana do Bebê: atividades nos Centros de Educação Infantil e Creches, além da Coroação do bebê majestade e acompanhamento das políticas públicas direcionadas a primeira infância;
  • Realização da pesquisa em 100% das escolas públicas sobre o protocolo de prevenção à COVID-19;
  • 1.676 atendimentos da Busca Ativa escolar entre ligações, devolutivas, reuniões nas Escolas, Etc;
  • 542 acompanhamentos de Busca Ativa com visitas presenciais, domiciliares, realizadas às famílias;
  • 4.152 atendimentos de apoio psicológico e emocional a alunos, professores e técnicos das escolas;
  • 8.233 alunos-dia que utilizam o transporte escolar (1.040 – universitários 2.216 – ensino médio 4.977 – ensino infantil e fundamental I E II).
  • Implantação do Diário Online nas escolas;
  • Avaliação pelo SPAECE DIAGNÓSTICO, desenvolvido pela SEDUC Estadual. Foram 2790 alunos do 2º ano, 5º ano e 9º ano, com 89% de participação.
  • Avaliação Diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Educação do Eusébio em parceria com o Centro de Excelência em Políticas Educacionais da UFC – Cientista Chefe. 5.281 alunos participaram efetivamente da avaliação, perfazendo 96,5% de participação.
  • Um total de 27 escolas participam do SPAECE 2022, com alunos do 2º ano, 5º ano e 9ºano, perfazendo 3.039 alunos, ou 99,97% do total.
  • Houve participação de alunos também na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBQ Jr (Olimpíada Brasileira de Química Júnior), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e na ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), com excelentes colocações.