Retrospectiva 2022: Secretaria de Saúde atua para fornecer tratamento e atendimento de qualidade

sexta-feira | 30/12/2022

O prefeito Acilon Gonçalves avançou em 2022 para a consolidação de uma saúde resolutiva no Eusébio. Mesmo enfrentando o desafio da época pós pandemia, ainda com presença do Covid-19 no Brasil e com a grande dificuldade na aquisição de insumos utilizados em larga escala no período pandêmico, buscou recuperar todas as ações na Atenção Básica e Secundária, propiciando um melhor atendimento à população.

A Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do secretário Josete Malheiro, realizou importantes ações em 2022, visando oferecer serviços de qualidade para a população. Dentre as melhorias da saúde do Eusébio, podemos citar a conclusão da 3ª etapa de ampliação do Hospital Amadeu Sá, a habilitação de 10 leitos de UTI adulta permanente na unidade e sua consolidação como Hospital Polo, sendo referência em parto de médio risco.

A Secretaria de Saúde também realizou a ampliação de 04 novas equipes de PSF (Jabuti, Mangabeira, Tamatanduba e Timbu) e a entrega de smartphones para os agentes de saúde e agentes de endemias, com acesso à internet para facilitar o trabalho dos mesmos.

Desde 2021, a Secretaria de Saúde vem trabalhando na ampliação do CAPS AD, para que o mesmo realizasse atendimento 24 horas. Com sua efetivação, pacientes com grau intermediário e que precisam de cuidados de saúde mental, relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, podem agora ser internados, por um período de 14 dias.
Em julho, a Secretaria também entregou, através da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), novos insumos e equipamentos de saúde para a rede pública de saúde do município, com investimento, em torno de, R$ 1,5 milhões. Outra ação também importante, foi a instalação de novos consultórios odontológicos nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com equipamentos de última geração, visando a melhoria nos atendimentos odontológicos para os usuários da rede pública.

“Nós não medimos esforços quando se trata de saúde. Queremos o melhor para a nossa população, investindo em infraestrutura, equipamentos de primeira linha e atendimento de qualidade através de uma equipe qualificada. Hoje temos uma saúde básica fortalecida, uma rede de média complexidade, com um Hospital de grande porte, uma UPA 24 horas, rede de atendimento em saúde mental, centro de especialidades médicas e centro de especialidades odontológicas, Centro de Reabilitação, atendimentos a pessoas com autismo, através da UEPA, que atendem as necessidades de nosso povo”, disse Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

Em se tratando da vacinação contra Covid-19, a Prefeitura não mediu esforços para conseguir mais vacinas e assim poder atingir as quatro doses obrigatórias para a população. Mutirões de vacinação no Shopping Eusébio e nos postos de saúde também foram disponibilizados para atender a demanda da vacinação contra Covid-19 e a vacinação de rotina. No último mês de novembro foram aplicadas vacinas da Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Já nesta semana, na última segunda-feira, 26, iniciou-se mais um mutirão de vacinas de rotina, em parceria com a Farmácia Santa Branca.

Outra conquista que merece destaque é o Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER), idealizado pelo município em parceria com o Ministério da Saúde. O CER funciona com três áreas de reabilitação, que são: físico motora, intelectual e auditiva e em breve deverá contar com reabilitação visual. O CER passou a realizar neste ano exames de Audiometria. O equipamento também abriga a Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), que trata crianças com autismo. Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da UEPA pontua sobre o atendimento. “Todo o tratamento específico para crianças com o espectro autista é feito aqui. Temos uma equipe formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudiólogo e musicoterapeuta. Nesse ano realizamos muitas ações com os pacientes, uma delas foi a participação deles no Projeto Praia Acessível, em Aquiraz”, destacou.

Josete Malheiro, secretário de saúde de Eusébio, destaca que o Eusébio cumpriu todas as 12 metas exigidas pelo Ministério da Saúde no Programa de Qualidade das Ações de Vigilância em Saúde -PQA-VS. “Além disso conquistamos o 3º lugar no I Prêmio Município Inovador 2022 do Governo do Estado e o 13° lugar do Programa Cuidar Melhor do Governo do Estado em 2022. Isso só reforça o empenho da equipe em trabalhar por uma saúde cada vez melhor para os eusebienses”, destacou. Ainda segundo Josete, a Secretaria formalizou cooperação técnica com várias faculdades do Ceará para como UFC, Unichristus, UniAteneu, Uninta e UNIFOR para estágio dos estudantes nos hospitais e postos de saúde.