Retrospectiva 2023: AMMA moderniza equipamentos e reforça coleta seletiva no município

quinta-feira | 28/12/2023

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) é o órgão responsável pelo planejamento, execução, fiscalização e controle das atividades relacionadas à preservação do Meio Ambiente e Controle Urbano do município de Eusébio.

Neste ano de 2023, a autarquia modernizou equipamentos, ampliou a manutenção de praças do município, reduziu as despesas fixas e fornecedores através de auditoria e revisão das licitações. Ampliou também as equipes de analistas do controle urbano e controle ambiental, bem como as equipes de fiscalização, todos concursados, para absorver o aumento no número de processos em virtude do crescimento do Eusébio.

Segundo o presidente da Autarquia do Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio, Israel Araújo, uma das ações importantes foi a implantação do protocolo da AMMA na Praça da Sefin. “Um dos pontos importantes neste ano foi a Automação da consulta de adequabilidade em conjunto com a Secretaria de Finanças e Planejamento de Eusébio (SEFIN), para simplificar a isenção de licenciamento na abertura de novas empresas no Eusébio. Implantamos também o protocolo da Amma na Praça de atendimento junto à Sefin e Vigilância Sanitária. Isso facilita muito para quem pretende instalar uma empresa no município, pois faz tudo na Praça da Sefin. A atualização do sistema de gestão Dataged, também de grande importância, pois promoverá o atendimento 100% on-line, mais rápido e eficaz em 2024”, disse.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) adquiriu duas viaturas completas para fiscalização e quatro carros de apoio para perícia e vistorias no município. A fiscalização da AMMA trabalha nos quatro cantos do município em ações educativas, ações de presença e no patrulhamento ordinário que gerou mais de 400 notificações e atuações das mais diversas, sempre com o devido acompanhamento até a regularização das situações encontradas.

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano realizou durante o ano várias palestras nas escolas municipais e particulares com foco na coleta seletiva e descarte de resíduos. “As palestras tem o objetivo de mostrar aos alunos os benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos. Com a coleta correta, podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis”, disse Stella Barros, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA.

Em relação a coleta seletiva, a equipe da AMMA iniciou em fevereiro o calendário de visitas nos bairros do município para reforçar a importância da coleta domiciliar. A última visita aconteceu no bairro Olho D’água, em novembro. “A quantidade de reciclagem recolhida pelos dois caminhões durante o ano de 2023 foi de 420 toneladas. Para os condomínios disponibilizamos sacos adequados para a coleta ser feita de forma adequada”, disse Jaíres Lima, coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva.

Stella Barros, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA reforça que é preciso a população participar mais da coleta seletiva da cidade. “A coleta seletiva está presente em todos os bairros de Eusébio, nas escolas, nos condomínios, porém a população precisa contribuir e participar mais. Pois o projeto da coleta seletiva gera mais saúde para as pessoas e consciência ambiental”, disse.

Outra ação importante foi a realização da Semana do Meio Ambiente com pedalada ecológica, uma forma de incentivar as pessoas a se exercitarem e cuidarem do meio ambiente que vivem.

Confira os bairros visitados pela equipe de educação ambiental e coleta seletiva.

Centro,Lagoinha,Parque Havaí ,Autódromo,Coite,Tamantaduba,Urucunema, Olho D’água e Santa Clara.