Retrospectiva 2023: Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas cria Programa de Redução de Vulnerabilidade e fortalece políticas de prevenção às drogas

quinta-feira | 28/12/2023

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, iniciou em janeiro deste ano o levantamento situacional nos territórios de Eusébio através do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV). O PRV tem como objetivos: promover a realização de levantamento situacional, com objetivo de subsidiar políticas públicas intersetoriais relevantes ao enfrentamento das vulnerabilidades; propor políticas públicas pautadas em evidências; desenvolver atividades relacionadas a redução da vulnerabilidade em todo o território municipal nas suas mais diversas representações e elaborar conjuntamente com as demais secretarias o plano municipal de redução da vulnerabilidade decenal.

O levantamento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde através dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias e pelos alunos da Escola de Promoção à Vida (EPV) através de questionários aplicados por meio de aplicativo de celular.

Micheline Said, assessora especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio destaca a importância da parceria com a secretaria de Saúde. “Tivemos um ano de muito trabalho no Programa de Redução de Vulnerabilidade (PRV). Tem sido muito desafiador conversar com as pessoas nos territórios. A parceria com a Secretaria de Saúde através dos Agentes de endemias e Agentes comunitários de saúde foi fundamental e também a participação dos alunos da Escola de Promoção da Vida (EPV) que estão indo de casa em casa, conversando com a comunidade e ouvindo deles quais são as vulnerabilidades e através disso pensar um plano para os próximos anos de enfretamento dessas vulnerabilidades. Estamos indo para a penúltima etapa com previsão de ser concluída em fevereiro de 2024”, destacou.

A Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio também intensificou os trabalhos de combate e prevenção às drogas no município fortalecendo ainda mais os três eixos importantes: prevenção, tratamento e reinserção. Realizou o evento junho Branco com foco na prevenção às drogas. As ações do junho Branco foram realizadas nas secretarias municipais, ações nas escolas, creches, unidades básicas de saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e na comunidade em geral.

A assessoria especial também recebeu visitantes de equipamentos de outras cidades e países para troca de experiências, tais como: Unicef Brasília e Cruz Azul de Santa Catarina. Micheline Said, assessora especial de Política sobre Drogas destaca que 2023 foi um ano desafiador. “O ano de 2023 teve muitos desafios mas também foi um ano de efetivação de políticas públicas. O Plano municipal é robusto com muitas propostas importantes no que diz respeito da prevenção e do tratamento contra drogas. Nosso Plano municipal cobre os três eixos: prevenção, tratamento e reinserção”, destacou.