Retrospectiva 2023: Educação de Eusébio avança e conquista premiação nacional

quinta-feira | 28/12/2023

A Educação do município de Eusébio tem avançado cada vez mais e sendo reconhecida como uma das melhores do Ceará e do Brasil. No último dia 13 de novembro, a Educação do Eusébio foi agraciada com o 1º lugar no prêmio BAND CIDADES EXCELENTES no estado do Ceará, na categoria população de 30 a 100 mil habitantes. E, no início deste mês foi mais uma vez premiada com o 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelente edição nacional realizada em Brasília. O município de Eusébio mais uma vez despontou e venceu outras cidades brasileiras na categoria de 30 a 100 mil habitantes. No cômputo geral alcançou 88,88 pontos, a maior pontuação entre os mais de 5.000 municípios brasileiros, independente de sua população.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves agradeceu a todos que fazem a educação de Eusébio ser destaque nacional. “Meu coração transbordou de tanta felicidade em Brasília e a premiação nada mais é que o mais puro reconhecimento de um trabalho feito com amor e dedicação, sempre levando o melhor para o futuro da nossa geração! Agradeço a todos os profissionais da Educação que contribuíram para esse resultado. Quero agradecer também aos familiares e aos estudantes. Sem a colaboração destes três segmentos nada disto seria possível. É hora de trabalharmos ainda mais, buscando manter o Eusébio como a melhor cidade para se viver do Ceará”, disse.

No que diz respeito à inclusão, a secretaria de Educação de Eusébio em parceria com a Unidade Especial da Pessoa com Autismo (UEPA) proporcionou no mês de junho, uma formação para os profissionais de apoio da Rede Municipal de ensino. Essa formação foi realizada pelas profissionais da UEPA com o tema: O cotidiano escolar no processo de inclusão do aluno com transtorno do espectro autista.

Ainda sobre capacitação, a SME proporcionou a todos professores da rede de ensino, uma formação a cada mês para todos os professores de cada série. A formação teve como referência os programas curriculares e o material didático (livros) do aluno e do professor, material adquirido para todos de acordo com suas necessidades pedagógicas. A SME disponibilizou também, um curso de noções básicas de Primeiros Socorros para todos educadores da Rede de ensino municipal.

A educação de Eusébio se tornou referência para algumas cidades brasileiras e recebeu em junho deste ano a presença de 06 delegações de secretarias de Educação das cidades: Araguari-MG, Pomerode-SC, Tramandai-RS, Bagé-RS, Bocaiúva do Sul-PR e Quatro Barras-PR. A troca de experiências entre as cidades teve como referência a apresentação do Modelo de Gestão de Aprendizagem Curricular baseado em Evidências (GACE) e o Sistema Integrador de Indicadores de Aprendizagem Curricular (SIAC), do município do Eusébio. A SME também recebeu a visita de representantes dos ministérios da Educação de Moçambique, Nigéria, Quênia e Serra Leoa. O objetivo foi conhecer a experiência bem-sucedida do município na área de Educação, bem como trocar experiências em programas de educação com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

“Outra ação importante foram as 02 (duas) avaliações externas que ocorreram em junho e dezembro de 2023, nestas foram avaliados todos os alunos do Infantil V, 1º,2º, 5ºe 9º anos. O resultado da avaliação permitiu corrigir rumos nas aprendizagens de nossas crianças e jovens, resultando na premiação de R$: 800,00 mês para 107 profissionais (diretores, coordenadores Pedagógicos, vices diretores e professores) de 17 escolas que alcançaram as metas de junho de 2023”, disse Júlio César Costa, secretário de Educação de Eusébio.

Durante a premiação do Programa Escola de Sucesso, o prefeito Acilon Gonçalves assinou a Lei da Política de Alfabetização do município de Eusébio, a adesão ao programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e assinou o termo de cooperação Eusébio/Universidade Federal do Ceará, por meio do CENPE (Centro de Excelência de políticas educacionais da UFC).

No que diz respeito às obras, a secretaria municipal de Educação inaugurou importantes equipamentos como: CEI Santa Clara, CEI Maria Tavares, CEI Alisson Santos, Escola Mundo Encantado da Criança, dois blocos da da Creche Edmilson Pinheiro. E, outras escolas estão em reforma e ampliação, como: Escola Erotides de Melo Lima; reforma e ampliação da Escola João de Freitas Ramos; reforma e ampliação da Escola Edmilson Pinheiro, essa com prazo de conclusão em janeiro de 2024.

O secretário de Educação Júlio César Costa destaca a importância dos espaços reformados e entregues. “A entrega das escolas propiciam um melhor atendimento e espaço de trabalho, favorecendo o programa de tempo integral em nosso município”, destacou.