Reunião constata avanços no Plano de Ação para conquista do 7º Selo Unicef

quarta-feira | 13/12/2023
Reunião faz o acompanhamento do andamento do Plano de Ação (Fotos: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (13/12), no Auditório da Sala dos Conselhos, a II Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e Monitoramento dos Indicadores de Impacto Social e o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do Selo UNICEF – Edição 2021-2024. O prefeito Acilon Gonçalves destacou que o trabalho intersetorial move a política para a infância e adolescência, que por sua vez, merece toda atenção da gestão.

O evento contou com a participação da Articuladora do Selo, Mobilizadores de Adolescentes, da Assistência Social, Educação e Saúde, dos representantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, dos Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio, incluindo adolescentes do Comitê de Participação de Adolescentes – CPA.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Sandra Maria Gadelha Façanha, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância da reunião para analisar a evolução das ações dos Planos e dos indicadores em relação ao panorama inicial, apresentado no I Fórum Comunitário, realizado no dia 24 de fevereiro de 2022.

Em seguida, a Articuladora do Selo, Martha Maria de Souza Mendes, ressaltou que a Reunião de Acompanhamento compõe o eixo Participação Cidadã e Gestão por Resultados, ação obrigatória para obtenção do Selo e que consiste na avaliação das ações previstas no Plano de Ação Municipal e o acompanhamento dos Indicadores de Impacto referentes ao ano vigente. Lembrou que, em 14 de dezembro de 2022, foi realizada a I Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e Monitoramento dos Indicadores Sociais, conforme metodologia do Selo para esta Edição.

Ela observou que se reuniu com os Mobilizadores (Saúde, Educação, Assistência Social e de Adolescentes) para fazer um acompanhamento das ações previstas no Plano de Ação; foi  constatado que algumas ações ainda não foram efetivadas em 2023.  Marta Mendes ressaltou que no Plano foi criado uma aba, com a situação de cada ação, se a atividade planejada foi efetivada, se está em andamento ou se não foi efetivada, “essa aba é para um melhor acompanhamento das ações pelos representantes da Comissão e Conselheiros do CMDCA. Essa atualização foi enviada com antecedência para a Comissão Intersetorial do Selo e CMDCA”, disse.

No final disse que o trabalho vem sendo realizado e o Eusébio tem avançado em busca do 7º Selo Unicef. “Com o apoio e participação de todos conseguiremos nossa meta de melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes e conquistarmos o sétimo selo”, concluiu.