Roda de conversa alerta jovens eusebienses sobre a saúde mental no carnaval

quinta-feira | 09/02/2023
O momento foi muito rico de troca de experiências e orientações sobre os cuidados com a saúde mental (Foto: CMVPV/PME)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV), realizou na quarta-feira (08/02), em parceria com o programa Jovem Aprendiz de Eusébio, uma roda de conversa com o tema “Saúde mental no carnaval” que contou com a participação de jovens que participam do programa no município e avaliou temas atinentes a esse período do ano e que podem ser prejudiciais à saúde mental dos jovens.

Segundo a coordenadora da CMVPV, Rosa Leite, a roda de conversa focou nos temas principais utilizando alguns objetos. “Usamos o apito, por exemplo, sinalizando as músicas. Abordamos o cuidado que devemos ter com relação ao que agente escuta, principalmente quanto as músicas que não agregam. Outro tema conversado foi com relação ao uso de preservativo, para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a gravidez indesejada”, ressaltou.

Outro tema abordado, segundo Rosa Leite, foi quanto a violência no carnaval. “Alertamos para que eles tenham todo cuidado com seus corpos. Hoje em dia vemos pessoas buscando ter o corpo no padrão que é exigido socialmente e acabam fazendo coisas que não deveriam fazer, colocando em risco a saúde em prol de um corpo perfeito, mas sabemos que ninguém é perfeito. Enfim, discutimos temas relacionados a esse período do carnaval que se aproxima. Destacamos a importância de práticas saudáveis para que todos possam ter a saúde mental em dia. Também alertamos sobre os cuidados com a exposição ao sol e a necessidade da hidratação. Foi um momento de muita troca e muito aprendizado. Foram duas horas de uma conversa franca e produtiva”, disse