Ronda Escolar colabora para a implantação da Cultura de Paz no Eusébio

quinta-feira | 24/08/2017

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio (SMSPC), através da Guarda Municipal, conta com o Grupamento do Ronda Escolar. Ação tem por base a Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que em seu artigo 4º, inciso XVIII, fixou as competências da Guarda Municipal para atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelar pelo entorno da escola e participar de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.

Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Dr. Lauro Leite, o trabalho consiste na promoção da segurança nas escolas e no entorno delas, além da promoção da cidadania. “Trabalhamos de acordo com as próprias atribuições fixadas no Estatuto das Guardas Municipais.

A estrutura da Ronda Escolar conta com o GM Caetano, Coordenador da Ronda, os guardas municipais Lucinilton, Simão, Lucena, Emília, Castro e Nayla e uma viatura exclusiva, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas. O grupamento atende as 47 Unidades Escolares Públicas de Eusébio sendo elas: as escolas municipais, estaduais, creches e o Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

O acompanhamento é dividido por área atendendo, em média, mais de 20 escolas por dia. Durante essas visitas os Guarda Municipais auxiliam as direções e coordenações das escolas oferecendo soluções para os conflitos e de vulnerabilidade e atuam desencorajando grupos que tentem promover tumultos ou desordens na frente das escolas.

Em junho, a Ronda Escolar participou da reunião de pais na Escola Erotides Melo Lima quando foi explanado para os presentes sobre os comportamentos da criança na escola, a importância da participação das famílias na vida escolar para evitar conflitos e melhorar a aprendizagem de seus filhos. Também foram dadas dicas de segurança para os pais, como por exemplo, observar os que os filhos têm feito nas redes sociais. Na oportunidade, foi feita a divulgação do número disque denúncia 153 da Guarda

Municipal de Eusébio que pode ser acionada a qualquer hora, sempre que o solicitante se encontrar em situação de perigo ou estiver necessitando de ajuda.

Entre as ações realizadas neste mês de agosto, a Ronda Escolar da Guarda Municipal de Eusébio realizou atividades alusivas ao dia do Estudante-2017, data registrada no dia 11 de agosto. O grupamento esteve nas escolas Erotides Melo Lima, no dia 15 e da Lagoinha, no dia 18, ministrando a palestra “Não faço Bullying, eu sou do bem”. De forma lúdica e linguagem simples, os guardas municipais buscaram auxiliar as crianças e jovens a terem uma melhor compreensão sobre o fenômeno, definindo conceitos, mostrando casos reais e indicando soluções de como se deve agir quando se perceber estar em situação de Bullying.

No último dia 22, a Guarda participou da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2017, que neste ano tem o tema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. Na oportunidade foi ministrada uma palestra sobre a atuação da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Eusébio. O objetivo da ação é mostrar que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania também está engajada na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na proteção de todos os cidadãos.