Ronda Escolar faz ação de prevenção contra as drogas nas escolas de Eusébio

sexta-feira | 17/11/2017

O programa Ronda Escolar, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) realizou, através da Guarda Municipal, em conjunto com núcleo gestor da Escola da Mario Sales, uma palestra com o tema: “Drogas, eu não curto essa ideia!”, direcionada para os estudantes do 8º ano B do turno tarde da referida escola. O evento aconteceu no dia 23 passado, dentro do cronograma realizado pelo programa nas escolas municipais visando criar ferramentas de defesa da juventude contra o uso indevido de drogas.

Os guardas municipais abordaram casos reais de dependência química e as consequências sofridas pelos usuários que não souberam fazer suas escolhas e optaram pelo caminho das drogas. Afirmaram ser muito importante evitar o primeiro contato com o entorpecente. Foram expostos os principais riscos que a exposição às drogas lícitas e ilícitas podem gerar.

Os palestrantes enfatizaram, ainda, a importância da informação para fortalecer nos jovens uma convicção contrária ao uso da droga e ao mesmo tempo possibilitar que se posicionem com mais firmeza quando forem abordados por traficantes. O prefeito Acilon Gonçalves afirma que com esses esclarecimentos, os jovens poderão se afastar do universo das drogas, que representa hoje o grande mal da humanidade, que ceifa vidas e destrói famílias.

Ao final da palestra os estudantes participaram de uma dinâmica que os fizeram refletir sobre seus sonhos, seus objetivos de vida e a valorizarem a família e a escola. Essa ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania com apoio de Secretaria Municipal de Educação. Segundo o secretário de Segurança Pública Municipal, Lauro Leite, o objetivo é conscientizar os estudantes dos perigos que as drogas causam e mostrar que elas levam a um caminho trágico. “Quanto mais estiverem expostos a estímulos preventivos eles saberão se posicionar sobre essa temática e não irão enveredar pelo caminho do crime”, pontuou.