Ronda Escolar garante a segurança nas escolas do Eusébio

quarta-feira | 31/07/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), criou o Núcleo de Proteção Estudantil (Nupre), que tem como objetivo realizar ações de segurança dentro e no entorno das escolas municipais. A ação é denominada de “Ronda Escolar” e é realizada através de uma viatura exclusiva e três guardas municipais por turno, 24 horas por dia.

No período de 8 ás 17 horas os guardas do Ronda Escolar fazem visitas às escolas e conversam com a direção das unidades escolares para tomar conhecimento de ocorrências, demandas e reivindicações que porventura existirem. “Algumas vezes as diretoras nos solicitam que realizemos palestras sobre as funções da Guarda Municipal, sobre drogas e prevenção pessoal, por isso contamos com guardas capacitados para a realização desse trabalho”, diz Secretário de Segurança Pública do Eusébio, Lauro Leite

Durante o período noturno e na madrugada a viatura continua realizando a Ronda Escolar, mantendo contato direto com os vigias das escolas, que possuem todos os contatos com a viatura e com a Serviço de Plantão da SMSPC. “Em caso de necessidade os guardas podem solicitar reforço ou auxilio da Polícia Militar”, afirma o assessor da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Josinaldo de Souza.

O Prefeito Júnior afirma que esse trabalho do Ronda Escolar vem colaborando com o propósito de oferecer mais segurança, a paz e tranquilidade, garantindo, sobretudo, a qualidade de ensino aos estudantes. A secretaria solicita a colaboração da população para informar qualquer atitude suspeita no entorno das escolas para auxiliar nesse trabalho de Ronda Escolar. Os números para contato são os seguintes: 3260.5264; 3260.4700; 3260.4178.