Saiba o que é a paralisia infantil: Prefeitura pede aos pais que imunizem seus filhos

sexta-feira | 14/10/2022
A gotinha salva vidas. Prefeitura alerta sobre a importancia da imunização (Foto: Agência Brasil)

Os pais que ainda não levaram seus filhos para receberem as vacinas de rotina, incluindo o imunizante que protege contra a poliomielite, estão colocando em risco a saúde dos mesmos. O alerta é do Ministério da Saúde que decidiu manter a vacinação em todo o pais, devido ao risco de retorno da doença. Todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, seguem disponíveis para a população nos postos de saúde de Eusébio.

No Eusébio, apesar de a meta ter sido alcançada com a vacinação com 99,44% das crianças (isto é, 3.715 das 3.736 crianças dessa faixa etária do município), o município ainda não atingiu o índice desejado de crianças com a faixa etária de 1 ano. Também a cobertura das outras vacinas está baixa. Para os pais que não conhecem o risco da poliomielite, por exemplo, essa doença foi erradicada no Brasil em 1994 e trata-se da ‘paralisia infantil’ que é permanente, isto é, não tem cura e pode levar a morte.

A poliomielite afeta principalmente crianças menores que 5 anos de idade. A maioria dos infectados pelo poliovírus não apresenta sintomas, e algumas pessoas podem apresentar sinais parecidos com os da gripe, que duram de dois a cinco dias. Em alguns casos, um a cada 200 infectados, pode apresentar fraqueza ou paralisia nos braços, pernas ou ambos, que pode durar por toda a vida.

Mesmo crianças que parecem totalmente recuperadas podem desenvolver novas dores musculares, fraqueza ou paralisia quando adultas, depois de 15 ou 40 anos da infecção pelo poliovírus. Dentre 100 infectadas, duas a dez crianças morrem por parada respiratória, quando o vírus afeta os músculos respiratórios.

O poliovírus é muito contagioso. É transmitido pelo contato com as fezes ou por gotículas de espirros ou de tosse de infectados. Se a pessoa entrar em contato com as fezes ou secreções do infectado com as mãos e tocar a boca, ela pode ser infectada. Além disso, objetos, como brinquedos, que estejam contaminados e que possam ser colocados na boca, também podem causar a infecção. A pessoa portadora do vírus pode transmiti-lo a outras imediatamente antes, e geralmente 1 a 2 semanas depois, de desenvolver os sintomas. O vírus pode viver nas fezes de infectados por muitas semanas e pode contaminar o alimento e a água quando estas pessoas não lavam as mãos.

O prefeito Acilon Gonçalves alerta os pais sobre os riscos para as crianças e pede a cada um que leve, se ainda não levou, seus filhos aos postos de saúde para serem imunizados. “A única forma de proteção contra a poliomielite é a vacinação. Se vocês pais amam seus filhos proteja-os contra a pólio e outras doenças”, enfatizou.

Toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada e as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.