Sala do Empreendedor abre inscrições para cursos de Fotografia e Auxiliar de Escritório

sexta-feira | 03/12/2021

A Prefeitura de Eusébio, através da Sala do Empreendedor, abre inscrições para os últimos cursos de 2021. As inscrições para os cursos de Fotografia e Auxiliar de Escritório começam na segunda-feira (6) e terminam no dia 10 deste mês e são destinados a jovens e adultos a partir de 16 anos, ambos os sexos. As aulas dos cursos serão de forma online e à noite, com carga horária de 100h/a, sendo 12h de conhecimentos básicos e 88h de conhecimentos específicos. A realização dos cursos é uma parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado e tendo como executora a OSC IDEAR.

Segundo Patrícia Studart, Secretária-adjunta de Desenvolvimento Social de Eusébio e coordenadora da Sala do Empreendedor, esses cursos serão mais uma oportunidade de qualificação para jovens e adultos. “Estamos finalizando o ano com o curso de Fotografia e Auxiliar e Escritório. Eles terão a oportunidade de se qualificar e serem absorvidos pelo mercado ou mesmo se tornarem microempreendedores individuais, como no caso do fotógrafo”, disse. Os cursos citados terão a duração de 25 dias úteis. Cada curso terá o limite de 20 alunos por turma. E, só será iniciado com o número mínimo de inscritos.

Ainda de acordo com Patrícia Studart, um aluno não pode se inscrever em dois cursos ao mesmo tempo. “É importante esclarecer que o mesmo aluno que se inscrever em um curso, ele não poderá se inscrever em outro.”, destacou. Ela esclarece que a gestão não tem medido esforços para qualificar os eusebienses para o mercado de trabalho, mesmo de forma virtual. “Esse ano foi de muitos desafios, mas a gestão do prefeito Acilon Gonçalves não mediu esforços para, mesmo que de forma virtual, qualificar os eusebienses e os colocá-los no patamar de igualdade para concorrer às vagas de emprego que estão surgindo no município. Esse ano qualificamos mais de 200 jovens e adultos e no ano vindouro queremos fortalecer ainda mais esse segmento”, finalizou.

Pré-requisitos para inscrição no curso:

• Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
  • Ter idade mínima de 16 anos;
  • Trabalhadores sem ocupação e desempregados no momento;
  • Pessoas que trabalhem na condição autônoma;
  • Jovens à procura do primeiro emprego;
  • Não pode ser funcionário público;
  • Segmentos específico: Populações indígenas, quilombolas, afrodescentes, pessoas com deficiência de LGBTQIA+

Documentação necessária:

• RG;
  • CPF;
  • Número do NIS;
  • Declaração ou certificado escolar;
  • RG do responsável (no caso de menores de 18 anos);
  • Comprovante de residência;

Mais informações na Sala do Empreendedor (Rua Ir. Ambrosina, 83, Centro – sede da Secretaria de Desenvolvimento Social)