Sala dos Conselhos de Eusébio funciona em nova Sede

quarta-feira | 28/09/2022
Foto: Levy Oliveira/PME

Como forma de garantir a participação popular na gestão pública do município, a Prefeitura de Eusébio conta com 26 Conselhos, que são órgãos paritários e deliberativos. Os conselhos são compostos por participantes do Governo e da Sociedade Civil que aprovam e deliberam as políticas públicas para cada área da administração, sendo assim auxiliares diretos do Executivo na gestão do município.

Os membros dos Conselhos Municipais de Eusébio se reúnem mensalmente na nova Sala dos Conselhos, localizada na Avenida Eusébio de Queiroz, nº 4.657 C, Centro, vizinho ao Mercado Central. Exceto o GGIM, que se reúne no Gabinete do Prefeito. No caso do Conselho de Desenvolvimento Econômico, as reuniões acontecem apenas quando existem demanda.

Anderson Pires, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), destaca “Nós desempenhamos os papeis de construir política pública voltada ao idoso e conseguimos a atuação de diversos projetos e ações em benefício desse público, tanto com ações municipais como com entidades privadas”, disse.

Ainda de acordo com Anderson Pires, as ações do Conselho do Idoso são: “Ao longo dos anos, tivemos ações terapêuticas e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; foram ofertados muitos cursos e eventos, inclusive de qualificação técnica. Diversos projetos possuem ações intergeracionais”, disse.

Além do Conselho do Idoso, o Eusébio conta com outras instâncias atuantes como o Conselho da Pessoa com deficiência, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Conselho dos Direitos da Mulher, Conselho do Meio Ambiente, Conselho da Saúde e Conselho da Educação, entre outros.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dos conselhos para a garantia da participação da população na elaboração das políticas públicas para cada setor, dando legitimidade as ações da gestão. “Os participantes se tornam coparticipes da administração contribuindo para o fortalecimento da democracia e politicas públicas voltadas para o bem social de todos”, argumenta.

Confira os Conselhos existentes:

Conselho Municipal de Política Cultural – CMPCE
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPEDE