SAMU Ceará comemora 10 anos e presta homenagem ao prefeito Acilon Gonçalves

quarta-feira | 31/01/2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou nesta quarta-feira (31) dez anos de funcionamento. Com sede no Eusébio, o serviço cobre hoje 56% do Estado, beneficiando 5,6 milhões de cearenses. Durante a festividade, o órgão prestou homenagens às personalidades que contribuíram com relevantes serviços para o órgão, entre eles, o prefeito Acilon Gonçalves, que conseguiu junto ao governo Federal, a verba para construir a sede do SAMU no Eusébio.

Ao receber a placa destacando o feito, do atual diretor geral do SAMU, coronel Vasconcelos, Acilon fez um breve histórico de sua participação na história do Serviço e destacou a participação do ex-secretário de Saúde do Estado, Jurandir Frutuoso e do secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, no processo; “Sinto-me pai do SAMU, e como bom pai, sempre procuro atender aos pedidos do filho. Pois minha história com o SAMU vem de bem antes. Conseguimos trazer o recurso de Brasília, que acabou na conta da Prefeitura, então voltei ao Governo Federal e reivindiquei que o recurso fosse repassado para a conta do Estado para que viesse a construir essa belíssima sede que abriga hoje o serviço”, pontuou.

Para Acilon, o SAMU é o coração da saúde do Ceará, pois atende situações de extrema gravidade e consegue, a partir da competência dos seus integrantes, salvar muitas vidas. “A não ser pelos trotes. de pessoas desocupadas que acabam atrapalhando o serviço de vocês, o resto é só elogios. Parabéns a todos que fazem parte dessa instituição que orgulha o Eusébio e orgulha todo o Ceará”, concluiu.

O diretor do SAMU, coronel Vasconcelos parabenizou os homenageados do dia e os componentes do Serviço. Segundo ele, como afirmou o prefeito Acilon, os membros do SAMU são competentes no que fazem, porque não veem suas ações como trabalho, mas como sacerdócio. “Hoje o SAMU tem 1.568 integrantes e 69 bases, fazendo a cobertura de 136 municípios, com 119 ambulâncias e dois aeromédicos. Por dia, são 264 profissionais, por turno, para atender os cearenses. Nosso objetivo é que a cobertura passe nesse ano de 56% para 100%, pois todo cidadão merece ter esse serviço de qualidade”, afirmou.

O deputado Bruno Gonçalves, por sua vez, destacou a devoção dos membros do SAMU e o carinho que a instituição tem da população. “É um trabalho dignificante, feito com esmero e amor e isso reflete na sociedade. Eu, como o prefeito Acilon, que é o pai do SAMU, temos muito orgulho do trabalho de vocês. Parabéns a todos e que esse seja apenas os primeiros dez anos de muitos que virão na vida de todos vocês”, disse o deputado.

Presentes ao evento também o secretário adjunto do Gabinete do Governador Fernando Santana, representando o governador Camilo Santana; a secretária adjunta de Saúde, Isabel Cristina, a presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Neila Sá; o deputado Odorico Monteiro, além de vereadores, prefeitos de municípios cearenses e demais autoridades.