SDS realiza XI Conferência com foco no Sistema Único de Assistência Social

quinta-feira | 06/07/2023
Foto: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou nesta quinta-feira (6) a XI Conferência de Assistência Social no auditório da Escola de Formação Neusa de Sá. Ao todo, cem participantes entre usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e servidores estiveram presentes. Na ocasião foi realizada a Conferência Magna com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, ministrada por Katiana Faria Batista de Moura.

Larissa Barros, presidente do Conselho de Assistência Social de Eusébio destaca a importância da XI Conferência. “Debatemos os cinco eixos, desde o financiamento até a participação e controle social. O SUAS é de todos e na ocasião pudemos fazer propostas de condições de melhorias. Fizemos propostas de cada eixo, sendo dez para o município de Eusébio, cinco para o Governo do Ceará e cinco para o Governo Federal e no final escolhemos os delegados que irão participar da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, que irá acontecer no mês de agosto deste ano em Fortaleza”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da Conferência de Assistência Social por ser uma instância deliberativa que têm como atribuições, desde a verificação e avaliação política social até a definição de diretrizes para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Hoje essas conferências são fundamentais para fortalecer a participação democrática das pessoas usuárias no futuro da política garantidora de direitos,” avalia.