Secretaria de Cultura e Turismo inicia a Semana Literária

terça-feira | 22/11/2022
O objetivo é promover um evento cultural para incentivar a leitura (Foto: Secult/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Biblioteca Pública Patativa do Assaré, abriram nesta segunda-feira (21/11) a Semana Literária de Eusébio. A programação do evento será composta por diversas ações, como: reflexões literárias, rodas de conversa, lançamento de livros e declamações de poesias. O objetivo é promover um evento cultural para incentivar a leitura, a escrita levando a todos conhecerem o universo literário mais de perto.

Após uma breve fala do Coordenador da Biblioteca, Bruno Soares, o Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura, destacou a importância da Biblioteca como instrumento educacional no acesso à leitura e apresentou ao público o projeto da nova Biblioteca Patativa do Assaré. Em seguida, os escritores da LIEPE, realizaram uma roda de conversa sobre o livro “Retalhos”. Durante a roda de conversa ocorreu declamações de Poesias, cânticos e leitura de cordel. O encerramento foi realizado com músicas do escritor, Rodrigo Bezerra.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importancia do incentivo à leitura como uma forma de ampliar a cultura e o pensamento critico das pessoas. “Estimulamos essa prática nas escolas atrav´és do projeto Vem Ler Comigo e a Biblioteca acerta em pronover um evento com esse intuito, pois quanto mais livros a pessoa lê, mais compreensão e saber ela acumula”, pontua o gestor municipal.

Nesta terça-feira (22/10), as 18h30, acontece o lançamento do livro “Lucy, você é especial”, de Luanni Galvão, e às 20 horas, no Pátio da Secult, acontecerá o 1º Concerto da Banda Sinfônica de Eusébio. O evento será realizado em Homenagem ao Dia da Musica, e contará com 12 peças, passando pela MPB, Regional e Clássica. “Em janeiro receberemos a visita do secretário de Cultura de Lisboa, Carlos Carvalho e da secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Daniele Bastos e estamos antecipando um pouco do que vamos apresentar a eles,” disse o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura.

Na quarta-feira (23/11), será a vez de uma Roda de Conversa com o tema, “A Importância da Biblioteca Pública Como instrumento de democratização no acesso à leitura”, com Mileide Flores e Goreth Albuquerque, com mediação de Stélio Torquato.

22/11, às 18h30

Lançamento do Livro “Lucy, você é especial”,  da escritora, Luanni Galvão

20h – Concerto da Banda Sinfônica de Eusébio

23/11, às 18h30