Secretaria de Desenvolvimento Social entrega camisas para beneficiários do Renda Mínima

sábado | 14/05/2022
A entrega das camisas aconteceu no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de de Social (SDS), entregou neste sábado (14), as novas camisas do Programa Renda Mínima para os beneficiários. Estiveram presentes, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, Júlio César Alexandre, Secretário de Educação de Eusébio, a Secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro e os vereadores Dyexon Abreu e Nonato Xilito. O beneficiário ou beneficiária do Renda Mínima deve prestar serviços de 100 horas mensais em órgãos públicos para ter direito ao valor mensal.

O Programa contempla 1.230 famílias de Eusébio que se sustentam por meio da renda que recebe do programa, como é o caso de Iolaen Souza, que além de ser beneficiária do Renda Mínima também recebe do Auxílio Brasil. Iolaen Souza destaca que quando ficou viúva esteve em uma situação difícil e através de uma amiga da comunidade soube do Programa Renda Mínima e fez seu cadastro. “Já tem três anos que sou beneficiária do Renda Mínima. Pois veio em um momento muito difícil da minha vida. Sou muito grata a Deus, a uma amiga minha que me falou do Programa e ao Dr. Acilon. Desde que entrei no programa Renda Mínima que estou trabalhando em uma creche pública aqui de Eusébio. Eu também recebo o Auxílio Brasil e, juntando os dois está dando para me sustentar”, destacou.

Samara Cordeiro, Secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, pontua que o Programa Renda Mínima movimenta a economia do município já que as pessoas beneficiadas pelo Programa usam o valor que recebem para comprar mercadorias na própria cidade. “Através do Programa Renda Mínima a gente consegue transformar vidas e principalmente a economia da cidade. Em 2021, foi injetado cerca de R$ 3 milhões dentro da economia do município, pois as pessoas beneficiadas pelo Programa, compram na própria cidade”, pontuou.

Outra beneficiária do Programa, Rubenita Marinho, hoje mãe de dois filhos, disse que mudou de vida após se cadastrar no Renda Mínima. Ela tem mantido o sustento dos filhos e também cursa uma faculdade. “Com o valor do Renda Mínima, comecei a fazer faculdade em 2020 e estou conseguindo manter os meus filhos também com a ajuda do Programa. Ser beneficiária do Renda Mínima mudou financeiramente toda a minha vida. E, pretendo fazer faculdade de Pedagogia para poder trabalhar como Auxiliar de sala”, disse emocionada.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, aproveitou o evento e destacou que vai encaminhar para a Câmara Municipal de Eusébio uma Emenda a Lei do Renda Mínima. A Emenda será uma forma de proteger os filhos menores, no caso de falecimento do pai ou da mãe, beneficiário do Renda Mínima que venham a falecer. Como destaca o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.

“Quando o responsável familiar, for único, seja homem ou mulher, quando acontecer de o mesmo falecer, a Prefeitura irá nomear um responsável emprestado para que a pessoa fique levando o dinheiro para os filhos de menor, que ficam passando grande necessidade quando o responsável familiar falece. A Emenda já será enviada para a Câmara Municipal na segunda-feira”, destacou.