Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Social realizará cadastramento da população idosa de Eusébio

quinta-feira | 18/02/2021
O cadastramento servirá para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Foto:PME/Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou uma reunião de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança com a equipe da secretaria, com coordenadores dos CRAS e das Casas do Idoso, tendo como pauta principal o cadastramento da população idosa residente no município para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Ação Social (SUAS). O encontro aconteceu na última terça-feira (16).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, o Serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). “Tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, destaca.

Segundo ela, os atendimentos aos usuários acontecem de forma presencial e remota, assim como os atendimentos relacionados ao cadastro único. Ressalta que apesar do serviço estar limitado atualmente, devido a pandemia do coronavírus, é necessário planejar estratégias para aplicabilidade do serviço de forma remota, considerando os impactos do isolamento e a necessidade de atividades que fortaleçam indivíduos e famílias atingindo os objetivos do Serviço.

Equipamentos

O município de Eusébio dispõe de três Centros de Referência da Assistência Social – CRAS (Jabuti, Mangabeira e Sede), um CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social- funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e seis casas de idosos (Parque Havaí, Coaçu, Tamatanduba, Jabuti, Santo Antônio e Santa Clara) funcionando de forma presencial e remota vinculadas aos CRAS.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o cuidado como idoso é uma política pública prioritária no Eusébio. Ressalta que além dos cuidados preventivos realizados pelas Casas do Idosos, a Prefeitura disponibiliza de especialista em geriatria na Policlínica Municipal para melhor atender esse segmento da população.

Serviço

  • Telefones:
  • CRAS JABUTI (85) 981915446
  • CRAS MANGABEIRA (85) 982087509/ 32602641
  • CRAS SEDE (85) 981035108 /32605597