Secretaria de Esporte do Eusébio oferece aos cidadãos Assessoria Esportiva

sexta-feira | 02/03/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, está oferecendo mais uma modalidade esportiva gratuita para a população do município. Trata-se da Assessoria de Corrida, que desde a semana passada está acontecendo nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 19 às 20h30min, no Estádio Municipal. Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, os interessados devem se dirigir ao Estádio e participar de uma aula experimental e depois passar a frequentar os treinos.

Os trabalhos são coordenados pelo professor Jackson Lobo, formado em Educação Física pela Uece. Segundo Jackson, as aulas já contam com 20 alunos. “A idade mínima é de 14 anos até a melhor idade. Mas todos que quiserem podem participar, mesmo os que nunca correram, são sedentários e querem fazer alguma atividade física,”, disse.

Geralmente, segundo o professor, as aulas iniciam com 20 minutos, entre corrida e caminhada, perfazendo o trajeto circular no Estádio. “Avaliamos o tipo físico, se a pessoa faz alguma atividade ou não. Realizamos a anamnese. Com essas informações direcionamos o treino. O que diferencia é a intensidade e a carga do treino, mas o trabalho é o mesmo para todos os participantes”, pontuou. Jackson comenta que também realiza o trabalho funcional, o antigo “circuito” uma vez por semana, que é praticado até por corredores de elite.

Jackson Lobo é educador físico e trabalha na área de condicionamento físico. Tem graduação pela Uece. Ex-atleta, teve como melhores qualificações o quarto lugar na Maratona de Pernambuco, de 42 km e o 8º lugar na Maratona de Fortaleza. Fazia parte da Assessoria de corrida Asa Branca. Quando ela deixou de existir e ao se formar em Educação Física, criou a equipe de corridas Asa Branca.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a assessoria de corrida é uma modalidade que já faz parte da realidade de muitas cidades, inclusive do Eusébio, já que a corrida de rua está em moda na atualidade. Ele observa que uma das metas, além de oferecer ao cidadão a oportunidade de ter uma vida saudável e equilibrada, é formar atletas para que participem de circuitos de rua, como a Corrida do Eusébio, que acontecerá no dia 24 de julho próximo, e será transformada neste ano em meia maratona, com 21 km de corrida.