Secretaria de Finanças faz plantão neste fim de semana no Shopping Eusébio para atender contribuintes que queiram colocar os impostos em dia

sexta-feira | 09/12/2022
O posto funcionará das 9h as 16 horas tanto no sábado quanto no domingo (Foto: PME/Arquivo)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, estará com uma equipe de plantão neste sábado (10) e domingo (11), no horário de 9 às 16 horas, no posto avançado do Shopping Eusébio, atendendo os contribuintes que queiram saldar dívidas tributárias a ficarem adimplentes com o exercício atual e anos anteriores. De acordo com o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, o objetivo é oferecer uma oportunidade ao contribuinte de forma mais ampla, em local de fácil acesso com mais fluxo em final de semana, para que eles resolvam suas dívidas e fiquem adimplentes com os impostos do município.

“Esses plantões têm obtido resultado, pois temos criado uma cultura, através do trânsito de pessoas e do fluxo que é gerado no Shopping Eusébio, de atendimento e como o local é de fácil acesso, logo na entrada da praça de alimentação, isso tem facilitado muito para o contribuinte. Lá mesmo ele pode receber o boleto do IPTU pagar em caixas eletrônicos que existem no Shopping e também receber o boleto da divida ativa para que ele possa ficar adimplente. Afora isso, com o próprio QR Code do pix que vem no boleto, ele pode pagar pelo aplicativo do banco,” destaca Cialdini.

No posto, o contribuinte pode, ainda: realizar a atualização de cadastro e emitir certidão negativa (situação fiscal). A Sefin lembra que está em vigor o REFIS extraordinário que oferece até 100% de desconto nos juros e multas dos débitos atrasados. A Sefin ampliou o prazo de adesão do REFIS. Para pagamento de débito deste ano, a adesão pode ocorrer até o dia 15 de dezembro, com pagamento até 17 de dezembro  e para pagamento de débitos de anos anteriores, a adesão é até o dia 22 de dezembro, com pagamento até 24 de dezembro.

O pagamento da Taxa Única do IPTU gera um desconto das multas e juros de 100%. Já para quem deseja pagar em duas parcelas, o desconto chega a 95%; em três parcelas, o desconto chega a 90%; em quatro, 85%; em cinco, 80%; em seis, 70%; em sete ou oito parcelas, 60%; em nove ou dez, 50%. Já, quem deseja pagar em 11 ou 12 parcelas, o desconto pode alcançar 40%. De 13 a 18 parcelas, 30%; de 19 a 24 parcelas, 20% e de 25 a 36 parcelas, 10%. A Secretaria de Finanças informa que o débito de 2022, com valor acima de 220 mil Ufirms (Unidade Fiscal do Município) poderá obter 100% de descontos em juros e multas com até 6 parcelas.